Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cientistas descobrem 1445 novos vírus ao nosso redor

Descoberta reescreve o grande livro da virologia, mas isso não é tão assustador quanto parece.

Por Vanessa Barbosa, de Exame.com
29 nov 2016, 20h11

Gripe, zika, dengue, caxumba, catapora, poliomielite e até mesmo aids fazem parte de uma lista de doenças bem conhecidas dos humanos que são provocadas por vírus. Apesar dos perigos que esse punhado de viroses representam para a saúde, elas são apenas uma fatia minúscula da virosfera.

Em novo estudo publicado na consagrada revista científica Nature, cientistas revelam ter descoberto 1 445 novos vírus em alguns dos seres vivos mais populosos do Planeta — aqueles sem espinhas dorsais, como insetos, aranhas e vermes e que vivem ao redor de nossas casas.

Achou assustador? Calma, segundo os cientistas, é provável que apenas alguns desses vírus causam doença e que eles não são transferidos facilmente para os humanos.

A pesquisa meta-genômica é fruto de uma colaboração entre a Universidade de Sydney e o Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças em Pequim.

“Este estudo inovador reescreve o livro de virologia, mostrando que os invertebrados transportam um número extraordinário de vírus, muito mais do que pensávamos”, disse o professor Edward Holmes , do Instituto Marie Bashir de Doenças Infecciosas e Biossegurança, que liderou as pesquisas em Sydney.

Continua após a publicidade

LEIA: Médicos criam remédio que distribui doses diárias dentro do corpo

O estudo sugere que esses vírus estão associados aos invertebrados por bilhões de anos, ao invés de milhões de anos como se acreditava, e que os invertebrados são os verdadeiros hospedeiros para muitos tipos de vírus.

“Descobrimos que a maioria dos grupos de vírus que infectam vertebrados, incluindo seres humanos, como aqueles que causam doenças bem conhecidas como a gripe, são de fato derivados daqueles presentes em invertebrados”, disse o professor Holmes.

Continua após a publicidade

O estudo utilizou novas e caras tecnologias em meta-genômica, que também poderiam ser usadas para determinar a causa de novas doenças humanas.

Esse conteúdo foi publicado originamente em EXAME.com

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.