Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Colocar pouco óleo na frigideira é mais saudável

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h58 - Publicado em 18 mar 2011, 22h00

Não se trata de uma questão de quantidade, mas de qualidade. Se você colocar na panela óleos vegetais de gergelim, milho, canola, soja, girassol e amendoim, por exemplo, pode caprichar: além de não fazer mal, eles ainda protegem sua saúde. Claro que não é o caso de encharcar o alimento em gordura, mas também não precisa usar conta-gotas.

“Os óleos vegetais são ricos em gorduras poli-insaturadas, que precisam fazer parte da alimentação. Elas reduzem o colesterol e contribuem para melhorar a saúde cardiovascular”, diz a nutricionista Cynthia Antonaccio. Ao lado dos peixes, as sementes estão entre as maiores fontes dos chamados ácidos graxos. O ômega 3 de origem vegetal é encontra-do nas nozes e também nas sementes de linhaça, soja e canola, enquanto o ômega 6 está nas nozes, no amendoim e nas sementes de girassol, gergelim e milho. “Os dois ácidos graxos não são produzidos pelo corpo e precisam ser conseguidos por meio da alimentação”, completa Cynthia.

Fritar usando apenas o mínimo de óleo ainda oferece outro risco. “Sabe-se hoje que a composição da carne vermelha se modifica quando é frita em temperatura muito alta, e se formam substâncias comprovadamente cancerígenas”, alerta a nutricionista. Melhor caprichar no óleo e tomar cuidado para não passar demais o bife.


Óleos vegetais reduzem o colesterol e contribuem para a saúde do coração: vale a pena usá-los também nas frituras.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.