Ganhar mal pode alterar seus genes – e deixar você mais velho

Estudo produzido pela Universidade de Geórgia, Estados Unidos, concluiu que seus genes envelhecem mais rápido quando você está sem grana

Atualizado em 27 mar 2017, 19h38 - Publicado em 10 mar 2016, 17h00

Sabe quando você fala que ganhar mal está te matando? Pois é, um grupo de cientistas da Universidade de Geórgia, Estados Unidos, produziu um estudo para provar que você não está falando nenhuma bobagem. O texto comprova que seu salário baixo modifica seus genes, e te mata mais rápido.

A pesquisa foi feita com 100 mulheres negras de meia idade que residem nos EUA. O texto afirma que as características foram escolhidas pelo contexto social dos americanos, e consequentemente, pela pressão que essas mulheres sofrem. “Por conta do alto índice de desemprego e prisões vivenciados por homens negros, a economia das famílias acaba dependendo das mulheres negras”, diz trecho do estudo. “A meia idade é uma fase muito desafiadora para essas mulheres, porque é quando elas precisam lidar com o estresse de sustentar tanto os parentes mais jovens quanto os mais velhos, usando uma ou mais fontes de renda com pouco valor”, afirma o texto.

O estudo analisou diversos fatores na vida das participantes, como dieta, prática de exercícios físicos, uso de álcool e nicotina, estado civil, e se enfrentaram algum trauma durante a infância. Para calcular a idade de cada uma, eles coletaram sangue das entrevistadas para avaliar o tamanho do telômero (uma espécie de revestimento que protege o DNA) dos cromossomos delas. Quanto menor o tamanho dessa “capa”, mais desprotegida a célula fica. E maiores as chances de ela morrer. É essa uma das principais marcas do envelhecimento no corpo humano.

E assim os pesquisadores descobriram a idade genética dessas 100 mulheres. Nada teve maior impacto no envelhecimento precoce delas do que as dificuldades financeiras: quanto mais sofriam com a falta de grana, mais mostrava sinais de envelhecimento. “Como esperado, existe uma forte relação inversa entre renda per capita e pressão financeira. E essas duas variáveis se mostraram fortemente relacionadas ao envelhecimento acelerado”, afirmam os pesquisadores no estudo. A culpa disso é o estresse: tanta preocupação influencia seus genes – e deixa você mais velho.

Mais um ótimo motivo para negociar um aumento.