O jardim das delícias taigermânico – 52,49º N 13,31º L
Thaiwiese, Berlim, Alemanha: um delicioso mercado de comida típica tailandesa.
Fred Di Giacomo
A capital alemã vira uma festa no verão, com turistas, naturistas e malucos em geral enchendo parques, lagos e praias artificiais da cidade. Em domingos de sol, o Preußenpark (“parque da Prússia”) atrai entusiastas de comida de rua para uma área específica, conhecida como Thaiwiese (“gramado tailandês”). Trata-se de um cantinho do parque que ganhou esse nome graças às imigrantes tailandesas vendedoras de iguarias. Sem alvará nem documento, elas fazem a melhor comida tailandesa da cidade.
A história começou nos anos 90, após a queda do Muro de Berlim. As tailandesas se mudaram para a cidade após se casarem com alemães (muitos se conheceram em férias na Tailândia). Uma vez na Alemanha, o parque se tornou um refúgio para elas falarem sua língua e comerem sua comida. Os piqueniques evoluíram, viraram uma feira e, com o dinheiro, elas conseguem ajudar as famílias na Tailândia e visitá-las no inverno, quando a vida no parque morre.
Nos meses quentes, o gramado fica cheio de gente que traz cangas, senta e aprecia a comida. O céu azul e o aroma de fritura entretêm famílias e jovens. Ao meu lado, um senhor de saia fotografa os pratos. Doce de leite de coco com cebolinha, linguiça tailandesa de arroz, salada de papaia e sopa de porco com macarrão, entre outras, são preparadas na hora (há senhoras que também oferecem, aos gritos, massagem tailandesa). Algumas dessas receitas são raras em restaurantes tailandeses, então aproveite. Mas cuidado se disser que quer o prato apimentado – elas não brincam em serviço.
VÁ – O Preußenpark fica próximo da estação de metrô Fehrbelliner Platz, por onde passam as linhas U3 e U7.
QUANDO – Domingos sem chuva no verão berlinense.