GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Sua miopia vai piorar se você não usar óculos

Bobagem. Lentes corretivas não impedem a evolução do seu grau de miopia, nem ajudam a reduzi-lo

Texto Giselle Hirata

Se ouvir um oftalmologista dizendo que a miopia se agrava quando óculos ou lentes de contato não são usados, pode ter certeza: esse cara é um picareta. A miopia não piora se você deixar de lado as lentes corretivas. Assim como o uso constante também não vai fazer seu grau diminuir. Seus óculos não são um remédio, capaz de estancar ou fazer regredir uma doença. São apenas a correção para um defeito, um distúrbio visual que você herdou geneticamente ou desenvolveu ao longo da vida.

Uma pessoa míope não enxerga bem de longe (imagens borradas e indistinção de formas), mas vê com nitidez coisas que estejam mais perto. Isso significa que ficar sem óculos durante certas atividades (a leitura de um livro, por exemplo) pode até ser mais confortável. Em contrapartida, deixá-los de lado por tempo demais pode render lacrimejamento, vermelhidão nos olhos e dor de cabeça – incômodos todos eles relacionados de alguma forma à dificuldade de enxergar nitidamente.

Estudos recentes demonstram que o agravamento da miopia muitas vezes está relacionado, isto sim, ao tempo exagerado que se passa diante da TV ou do computador – principalmente entre crianças e adolescentes. “A prova disso é que, estatisticamente, existem mais jovens sofrendo de miopia nas zonas urbanas do que nas rurais”, diz a pesquisadora Márcia Keiko Uyeno Tabuse, do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O ideal para quem fica o dia inteiro na frente de um computador, segundo Márcia, é olhar para o horizonte a cada 15 minutos. E praticar qualquer tipo de atividade em áreas abertas, onde a visão para longe seja estimulada.