Veja o que acontece se você olhar para o Sol com um telescópio

Spoiler: a coisa envolve muita fumaça.

Por Helô D'Angelo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h04 - Publicado em 9 Maio 2016, 13h15

Sua mãe já deve ter dito que olhar diretamente para o sol pode te deixar cego. Se você acha que é exagero, pense de novo: neste vídeo, o astrônomo inglês Mark Thompson mostra os danos causados pela nossa estrela quando observada sem proteção através de um telescópio – e o resultado é assustador.

Para fazer a demonstração, Thompson segurou um olho de porco sob um telescópio de 80 milímetros (amador), e nem precisou esperar muito tempo para observar os efeitos: depois de 20 segundos, fumaça começa a sair do olho, e um cheiro de queimado toma conta do ar. Quando o astrônomo mostra o que restou do órgão para a câmera, dá para ver que um buraco grande se formou na córnea – a parte externa. Depois, Thompson disseca o olho, e fica claro que os danos causados pelo sol são ainda mais profundos do que parecem: em poucos segundos, a queimadura alcançou a retina, o que seria suficiente para causar cegueira ou, pelo menos, para danificar permanentemente a visão.

LEIA: Visão: De olho no olho

A explicação é simples: quando apontadas para o sol, as lentes do telescópio fazem os raios convergirem em um ponto – exatamente como uma acontece com uma lupa, quando se brinca de queimar coisas em um dia ensolarado. Só que, em vez de folhas secas ou galhos, o que queima na situação do telescópio é o olho do observador. Aiaiai.

O experimento todo foi feito para mostrar como olhar para o sol sem uma proteção adequada – e mesmo sem um telescópio – faz sim mal aos olhos. A recomendação dos astrônomos e dos médicos é evitar fazer isso, mesmo se estiver rolando algo tão bacana quanto um eclipse solar.

Assista ao vídeo do olho virando churrasquinho (cuidado: são cenas fortes):