PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Mãe aos 74: pássaro mais velho de que se tem notícia coloca novo ovo

A albatroz Wisdom começou a ser monitorada em 1956. Segundo pesquisadores, as aves não costumam passar dos 30 anos de idade.

Por Bela Lobato
8 dez 2024, 16h00

O pássaro selvagem mais velho do mundo é um albatroz-de-laysan, uma ave de grande porte típica do Pacífico Norte. Seu nome é Wisdom, que significa “sabedoria” em inglês. Monitorada desde 1956, estima-se que Wisdom tenha 74 anos atualmente, fazendo dela a ave selvagem mais velha de que se tem conhecimento.

No começo do mês, Wisdom voltou ao Atol de Midway, no Havaí, para onde ela retorna todos os anos para a reprodução. Nos últimos anos, após o desaparecimento de seu parceiro das últimas décadas, Akeakamai, Wisdom não havia botado ovos. Agora, a ave voltou a realizar cortejos com outros machos. E botou um novo ovo depois de quatro anos na seca.

“Embora os albatrozes tenham um parceiro para toda a vida, eles podem encontrar novos parceiros se necessário – por exemplo, se viverem por mais tempo do que o seu primeiro parceiro.”, disse Beth Flint, bióloga do Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos EUA, em comunicado de 2021

Jonathan Plissner, biólogo supervisor de vida selvagem no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Atol de Midway, chamou o novo ovo de Wisdom de “uma alegria especial” e disse que a atividade recente parece indicar que ela ainda tem energia e instintos para criar outro filhote. “Estamos otimistas quanto à eclosão do ovo”, escreveu Plissner, em comunicado.

Wisdom já botou mais de 60 ovos desde que começou a ser monitorada em 1956, e cerca de 30 eclodiram com sucesso. A maioria dos ovos de albatroz eclode em janeiro ou fevereiro, após cerca de 65 dias de incubação. Os filhotes saem do ninho em junho ou julho, depois de serem alimentados com ovos de peixe e lulas regurgitados pelos seus pais durante vários meses.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Segundo Plissner em entrevista à BBC Radio 4, “é muito raro” que uma ave da idade de Wisdom ponha um ovo, já que “a idade média em que as aves podem sobreviver é provavelmente mais próxima de 30 anos”. O segundo albatroz mais velho de que os pesquisadores têm conhecimento no Atol de Midway tem 45 anos de idade.

O pai do futuro filhote foi anilhado para poder ser rastreado, mas não deve ir longe por enquanto. Ele ficou no ninho no Atol de Midway para incubar o ovo, enquanto Wisdom volta para o mar por um tempo. Ela passa a maior parte do tempo voando – desde 1956, ela já percorreu quase 6 milhões de quilômetros.

Continua após a publicidade
Biólogos aplicando gentilmente uma anilha em um dos filhotes anteriores do Wisdom. Sempre em duplas, uma pessoa segura cuidadosamente o filhote enquanto a outra aplica a anilha ao redor da perna da ave.
Biólogos aplicando gentilmente uma anilha em um dos filhotes anteriores do Wisdom. Sempre em duplas, uma pessoa segura cuidadosamente o filhote enquanto a outra aplica a anilha ao redor da perna da ave. (USFWS/Reprodução)

Cerca de 70% dos albatrozes-de-laysan dependem do Atol de Midway para suas temporadas de reprodução. Isso faz com que a pequena ilha presencie grandes encontros de gerações das famílias todos os anos. Em 2018, biólogos observaram que um filho de Wisdom nascido em 2011 estava criando sua própria família no Atol de Midway a apenas alguns metros de distância do ninho da mãe.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.