Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Manual: como fazer estampas de camiseta com serigrafia

Hora de botar a criatividade pra jogo: veja dicas e o que é preciso comprar para encher o guarda-roupa com peças autorais.

Por Bela Lobato
21 jan 2025, 10h00

1. O fotolito

Ilustração, em fundo verde, de um desenho do Oráculo segurado por duas mãos.
(Joanna Maciel/Superinteressante)

Você precisará ir a uma loja especializada em artes plásticas. Tudo começa com uma folha transparente de acetato, o fotolito. É nela que você vai desenhar sua arte ou imprimi-la (uma impressora doméstica serve). A tinta precisa ser preta e opaca. Se você quiser mais de uma cor, precisará de um fotolito para cada uma. Sobrepostos, eles formarão a ilustração final.

2. A tela

Ilustração, em fundo rosa, de duas telas de estamparia.
(Joanna Maciel/Superinteressante)

A tela é uma armação retangular com tecido poliéster esticado por cima. Lave-a com água e detergente e deixe-a secar. Então, use um objeto chamado calha para revestir a frente e o verso da tela com uma camada fina e uniforme de emulsão fotossensível, que endurece em contato com a luz. Deixe a tela descansar na horizontal, em um lugar escuro.

3. A revelação

Ilustração, em fundo cinza, de um rodo com tinta sendo usado numa tela de estamparia.
(Joanna Maciel/Superinteressante)
Continua após a publicidade

Agora, ponha o fotolito em cima da tela, cole com fita e exponha tudo ao Sol ou à luz artificial. O desenho preto opaco vai impedir a luz de passar. O resultado é que a emulsão ficará líquida onde tem desenho e sólida onde não tem. Então você lava o que está líquido com água e voilà: surge um negativo do desenho. Um stêncil.

4. A hora da verdade

Ilustração, em fundo azul, de um desenho do Oráculo sendo estampado numa camiseta.
(Joanna Maciel/Superinteressante)

Aplique uma fina camada de tinta para serigrafia no verso da tela e apoie a tela contra a camiseta, esticada e fixada em uma superfície lisa e firme. Então, passe um rodo especial para serigrafia (a lista de compras é longa, rs). A tinta só vai passar da tela para o tecido nos lugares em que não há emulsão, e é por isso que o desenho se forma.

Saiba mais:

– Mesmo que você queira cores, o fotolito que contém as partes do desenho que serão coloridas precisa ser preto. A cor só entra depois, na quarta etapa.

Continua após a publicidade

– As telas têm diferentes lineaturas – o tamanho dos buraquinhos na trama do poliéster por onde a tinta passará. Para camisetas básicas, 55 fios por cm está ótimo.

– A serigrafia profissional usa uma prensa térmica e tintas que se fixam a temperaturas altíssimas. Mas existem tintas que não exigem calor.

– Tintas coloridas são caras, melhor comprar branca e tingi-la com pigmentos. Uma vez pronta a camiseta, passe a ferro e deixe-a descansar por três dias, sem lavar.

Fonte: Manual Letícia Bezamat, artista gráfica do Ateliê Artes Sapas (@artes_sapas).

Continua após a publicidade

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.