Se a Seleção tivesse apenas um jogador, como seria seu rosto?
Programador usou imagens oficiais da Fifa e um software para fundir o rosto de todos os atletas do time brasileiro; veja como ficou
Neymar tem cabelos ondulados, com um nariz grosso, e um queixo redondinho. É quase o oposto de Alisson, nosso goleiro, com rosto e queixos quadrados e pele mais clara do que o nosso camisa 10. Essa diferença é ótima para mostrar a pluralidade do povo brasileiro (e até para não confundir ninguém na hora de colar a figurinha no lugar certo). Mas, se fossemos pra fazer uma média dos rostos dos dois, ou melhor, da seleção toda, qual seria o resultado? Foi isso que um programador tentou descobrir – e conseguiu.
Para chegar ao resultado, um usuário do Reddit que se identifica como tokenizer_fsj precisou misturar técnicas. Primeiro, ele aproveitou o repositório de retratos da FIFA. A federação internacional disponibilizou fotos de cada um dos jogadores que estão participando da copa. Todos no mesmo enquadramento, e iluminação. Perfeito para a analise dos rostos. O usuário baixou todas as imagens, as agrupou de acordo com as seleções, e, mais tarde, as sobrepôs.
Como resultado, ele teve uma imagem prévia, não muito definida, de como seria esse “rosto padrão” do atleta. No caso Brasil, por exemplo, o programador encontrou isso:
Para ajustar o visual, e dar uma forma mais humana e clara, o usuário, então, usou um conjunto de códigos conhecido como Face Morpher (FM). Na prática, o software adapta as camadas de diferentes rostos para uma única face, usando as geometria do corpo humano. Ele consegue identificar, por exemplo, a forma do nariz de cada um dos 23 jogadores sobrepostos. Logo em seguida, é capaz de somar todos os desenhos e formar um novo com base nas características dominantes. Se 80% dos jogadores têm nariz em formato de batata, naturalmente o resultado final não terá um nariz fino, por exemplo. Após a aplicação dos rostos no FM, o rosto do brasileiro ficou assim:
Tokenizer, então, sobrepôs o rosto gerado via Face Morpher, no corpo de sua sobreposição original. O objetivo era ter uma ideia não só do rosto do jogador, mas também visualizar como seria seu corte de cabelo, e o busto. O resultado foi, um atleta que somava a característica da nossa seleção toda:
O usuário não fez isso só com os canarinhos. A experiência foi replicada nas outras 31 seleções que estão disputando o mundial. Na prática, se seu álbum de figurinhas tivesse só uma figurinha pra cada time, ele pareceria com isso:
Para finalizar, o usuário, ainda repetiu o processo unindo todos os rostos dos seus jogadores-padrão. De acordo com ele, se a copa tivesse um único atleta, ele seria assim:
Tudo, é claro, é só uma simulação. Ainda bem. Com um jogador só não se faz copa.