Com sua teoria, Einstein ajudou a definir o pano de fundo onde todos os eventos do cosmos se desenrolam. E a surpresa: tem um pano para cada um de nós.
Descrita como uma curvatura no próprio tecido do espaço-tempo, essa força molda a evolução do Universo. E, graças a Einstein, agora entendemos como ela faz isso.
Construída ao longo do século 20, a descoberta de como se deu o início do nosso Universo é (e sempre será) uma das maiores realizações da humanidade.
A teoria resolve um caminhão de problemas clássicos da cosmologia – e pode ajudar na compreensão das primeiras frações de segundo após o Big Bang.
Estamos presos a uma bolha espacial que cresce à velocidade da luz. Mas há muito mais coisas lá fora, além das fronteiras do Universo observável. Talvez até outro você.
Vivemos numa realidade em que uma coisa não é outra, e o que está aqui não está ali. Mas, no mundo das partículas, o óbvio deixa de existir e o impossível é corriqueiro.
Numa única tabela, os cientistas conseguiram organizar todo o conhecimento da física de partículas e entender como se formam a matéria e suas interações fundamentais.
A maior parte da massa do Universo é feita sabe-se lá do quê. E se para cada partícula houver uma partícula supersimétrica desconhecida?
É como 2+2. Queima de combustíveis fósseis aumenta o efeito estufa. E ignorar a aritmética pode ser fatal.
Variações nos ventos, na temperatura e na salinidade da água do mar produzem e orientam um imenso sistema global de circulação de correntes oceânicas.
É possível usar a tecnologia para mudar o clima do planeta e frear o aquecimento global? Até é; mas os resultados são imprevisíveis.
Citada de passagem na obra de Adam Smith, ela acabou se tornando símbolo das virtudes do livre-mercado. Entenda sua lógica e os elementos que podem afetá-la
Uma das ideias mais poderosas de Karl Marx ajuda a entender como as economias modernas são capazes de produzir bens tão baratos – e, também, concentrar renda em escala jamais vista.
Economia, ciência política e teoria da evolução ganharam clareza e precisão com métodos para modelar o comportamento de indivíduos e grupos em conflito
A ideia mais importante de Charles Darwin explica a complexidade das adaptações dos seres vivos e como a vida evoluiu de sua forma mais simples até nós.
Sabemos que a vida surgiu ao menos uma vez na história do cosmos: na Terra. Em breve, poderemos finalmente responder se estamos ou não sós no Universo.
No interior de cada uma das suas células, uma biblioteca ao mesmo tempo imensa e minúscula carrega as informações que tornam você um indivíduo único.
Mecanismos bioquímicos complexos alteram o funcionamento das células e até traços de hereditariedade sem mexer diretamente no DNA.
Fazer xerox de mamíferos já é uma ferramenta importante no laboratório. Só não espere ver exércitos de clones humanos no estilo Star Wars por aí tão cedo.
Estamos aprendendo a manipular o DNA de maneira cada vez mais precisa – mas a própria "facilidade" dessas técnicas abre possibilidades preocupantes.
O que estudos de imagem do cérebro revelaram sobre a consciência nas últimas duas décadas – e quais mistérios da mente ainda escapam às garras da ciência.