Oferta Relâmpago: Super por apenas 9,90

apresenta:

Siemens e o protagonismo sustentável do Brasil

Os olhos de todo o mundo estão voltados para o Brasil. Com a realização da COP30, em Belém do Pará, o país é protagonista e, por que não dizer, a vitrine global da transição sustentável.

Por manter mais de 83% de sua matriz energética baseada em fontes renováveis e por abrigar cerca de 20% da biodiversidade do planeta, o Brasil é “o lugar” para a construção da nova economia de baixo carbono.

A Siemens é parceira-chave desse movimento. Com mais de 120 anos de presença no Brasil, a empresa combina inovação tecnológica, digitalização e experiência global para apoiar governos, empresas e comunidades na criação de soluções que geram impacto positivo.

O compromisso da Siemens é claro: transformar os recursos naturais e humanos do Brasil em motores de prosperidade sustentável, conectando o país às demandas globais por energia limpa, infraestrutura resiliente e indústrias descarbonizadas.

Pablo Fava

CEO da Siemens Brasil

“Acreditamos que o Brasil tem potencial para ser um protagonista global em sustentabilidade e transformação digital. Temos uma oportunidade única de liderar a transição para uma economia de baixo carbono, aproveitando nossa vocação para a sustentabilidade e demonstrando como alinhar crescimento econômico a práticas responsáveis.”

Tecnologias da Siemens promovendo a sustentabilidade em vários setores

O futuro sustentável do Brasil passa por três eixos centrais: energia limpa, infraestrutura resiliente e indústrias sustentáveis. Nesse cenário, a Siemens oferece diversas soluções digitais, incluindo IA (Inteligência Artificial) e IoT (Internet das Coisas), para promover a sustentabilidade para seus clientes.

As tecnologias da Siemens estão redefinindo o que significa inovar com propósito, conectando digitalização, eficiência e impacto social para acelerar a sustentabilidade em múltiplos setores, da energia e infraestrutura à indústria e à formação de pessoas.

1.

Descarbonização e eficiência energética

1.1 Monitoramento e eficiência predial

Projetos-piloto na sede da empresa, em São Paulo, e na fábrica de Jundiaí (SP) implementaram medição digital de água e energia e uso dos dados para regular o ar condicionado conforme ocupação das instalações.

Resultado: redução de consumo energético de 16%. A Siemens Brasil também declara uso de 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis nas operações locais.

1.2 Digitalização de medição e gestão de rede elétrica

Um exemplo prático dessa transformação é a parceria que a Siemens firmou com a CPFL Energia, em 2024, para instalar 1,6 milhão de medidores inteligentes em São Paulo até 2029. A rede usa a plataforma Gridscale X Meter Data Management, que processa milhões de dados de consumo em tempo real e cria uma verdadeira inteligência energética.

2.

Eficiência de recursos e circularidade

2.1 Protagonismo em biocombustíveis

A Siemens é parceira estratégica na transformação do setor de biocombustíveis no Brasil, conectando inovação digital e sustentabilidade. Com o uso de gêmeos digitais, é possível simular toda a operação de uma usina de etanol antes mesmo de ela entrar em funcionamento, antecipando gargalos, testando cenários e otimizando investimentos com precisão. Por meio de soluções em automação, digitalização e eletrificação, a empresa torna as usinas mais eficientes, resilientes e sustentáveis, permitindo o monitoramento em tempo real, a manutenção preditiva e a otimização energética de ponta a ponta.

2.2 Circularidade na Amazônia

Para a Siemens, circularidade é usar tecnologia para criar processos produtivos mais inteligentes e sustentáveis, reduzindo desperdícios e mantendo o valor dos recursos por mais tempo. Essa visão se materializa na iniciativa Tech4Amazonia. Por meio dela, startups são apoiadas para resolver problemas regionais implementando, por exemplo, tecnologias para desenvolver nanofábricas automatizadas, capazes de transformar insumos locais em alimentos vegetais de alto valor, impulsionando inovação e inclusão.

3.

Centralidade nas pessoas e impacto social

3.1 Parceria com Senai

Para promover a troca de experiências educacionais e inovadoras com profissionais da indústria, a Siemens coopera com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferecendo capacitação e modernização tecnológica em cerca de 600 unidades.

A parceria envolve projetos e melhorias nas escolas e Institutos de Inovação e Tecnologia (ISI e IST) do Senai, incluindo a expansão do calendário de treinamentos e o impulso à transformação digital. A formação continuada dos estudantes também é contemplada com visitas ao Digital Experience Center (DEX), um catalisador de tecnologia e de inovação em que os alunos visualizam os benefícios da digitalização para a indústria por meio de conteúdos interativos sobre soluções como gêmeos digitais e metaverso industrial.

3.2 TechDelas – Mulheres na Automação

Em busca de aumentar a representação de mulheres no universo tecnológico em que atua, a Siemens Brasil recebe, anualmente, alunas entre 15 e 17 anos para treinamentos que incluem conteúdos sobre o ambiente industrial e automação de processos. Ao final, as alunas recebem uma mentoria de três meses que contribui para o ingresso no mercado de trabalho.

Na Siemens a sustentabilidade se materializa em iniciativas concretas que unem tecnologia e impacto positivo para a sociedade.

A Siemens tem um compromisso ético e estratégico de longo prazo com a sustentabilidade. As mesmas tecnologias que ajudam indústrias e cidades a reduzir emissões e ganhar eficiência também estão transformando o modo como a própria empresa opera.

Nas unidades brasileiras, sensores e dados inteligentes monitoram energia, água e ocupação em tempo real, ajustando automaticamente sistemas prediais e cortando o consumo.

Todas as operações já utilizam

100%de eletricidade renovável,

e cada prédio virou um pequeno laboratório de eficiência e circularidade.

Mas, a sustentabilidade interna vai além: está nas pessoas.

Programas de capacitação digital, diversidade e bem-estar fazem parte da estratégia de longo prazo. A Siemens entende que não há inovação sem diversidade. A estratégia da empresa é construir ambientes inclusivos, onde diferentes perspectivas geram soluções inovadoras.

O Programa Diversifica é o maior exemplo disso: estruturado em cinco pilares, ele promove diversidade, inclusão e pertencimento, sendo co-criado e liderado por colaboradores. Esse modelo fortalece o engajamento, refletido nas pesquisas internas: hoje, o Brasil tem um dos times mais engajados globalmente dentro da Siemens.

A empresa também aposta na economia circular. O Programa Renova transforma o desafio do descarte de equipamentos obsoletos em oportunidade, oferecendo descarte responsável, certificação em ESG e a possibilidade de modernização de plantas industriais com equipamentos mais eficientes.

Além disso, o Centro de Reparos da Siemens aplica a estratégia dos 5 Rs -

  • Reparo

  • recondicionamento

  • remanufatura

  • reutilização

  • reciclagem

estendendo a vida útil de equipamentos industriais e ajudando clientes a cumprir suas metas de sustentabilidade, ao mesmo tempo em que garante confiabilidade operacional. Essa abordagem é reforçada pelo design de produtos baseado em gêmeos digitais, que considera desde a escolha dos materiais até o fim da vida útil.

No campo da infraestrutura, o projeto Anhanguera Green Digital modernizou a sede da Siemens, em São Paulo, e a transformou em um showroom de eficiência energética e inovação. Uma das conquistas foi atingir a meta Aterro Zero, ou seja, as unidades administrativas e a fábrica não enviam mais resíduos para aterros sanitários desde 2022.

Essas iniciativas mostram como a Siemens conecta inovação, tecnologia e responsabilidade para construir um futuro mais sustentável, inteligente e inclusivo.

Para a empresa, sustentabilidade significa ressignificar processos, garantir continuidade e gerar impacto positivo para clientes, colaboradores e para a sociedade como um todo.

DEGREE: compromisso ético e estratégico

A Siemens organiza sua estratégia global de sustentabilidade pelo programa DEGREE, que reúne metas concretas em seis dimensões: Descarbonização, Ética, Governança, Recursos com uso eficiente, Equidade e Empregabilidade.

Descarbonização

Apoio à meta de limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C, promovendo operações mais eficientes e alinhadas às metas climáticas globais.

Ética

Signatária do Pacto Global da ONU e alinhada a diretrizes como TCFD e SASB, a Siemens promove uma cultura de integridade e transparência em todas as operações e parcerias.

Governança

No Brasil, a recertificação ISO 50001 reforça a gestão eficiente de energia.

Recursos com uso eficiente

Mais de 25.000 produtos com selo EcoTech já atestam eficiência, circularidade e eco-design. Projetos que regulam o uso do ar- condicionado de acordo com o número de pessoas no ambiente reduziram em até 16% o consumo energético em edifícios-piloto.

Equidade

A diversidade é motor de inovação: no Brasil, 50% dos cargos de alta liderança já são ocupados por mulheres, superando a meta global para 2025.

Empregabilidade

Em 2024, colaboradores da Siemens Brasil tiveram, em média, 32,6 horas de aprendizado digital.

Luís Mosquera

vice-presidente Jurídico, responsável por Relações Governamentais e Sustentabilidade da Siemens Brasil

“Queremos abordar nossa responsabilidade socioambiental de forma mais holística, sistêmica. Nosso interesse em contribuir com o meio ambiente caminha junto com o desenvolvimento de pessoas, com a promoção de equidade etc. A sustentabilidade se estrutura em várias partes, numa cadeia de valores que se conectam.”

Guiada pelo DEGREE, a Siemens transforma propósito em prática, reafirmando-se como parceira tecnológica para um futuro mais sustentável, inclusivo e próspero.

Resultados concretos*

O compromisso da Siemens com a sustentabilidade já se traduz em conquistas mensuráveis no Brasil e no mundo:

A Siemens Brasil atingiu a meta de aterro zero em 2022 e segue mantendo-a.

100% de energia renovável nas unidades da Siemens Brasil.

Pelo menos 32 horas anuais de treinamento para cada colaborador da Siemens Brasil sobre sustentabilidade ambiental, inovação e transformação digital, entre outros temas.

Programa Trilha Greenlight

que capacita fornecedores da Siemens Brasil a construir seus próprios planos ESG visando a redução da pegada de carbono e completa sustentabilidade na cadeia de valor.

60% de redução nas emissões próprias de CO₂e, da Siemens AG (global) em 2024.

(desde o ano fiscal de 2019)

17% menos consumo de energia desde 2021 pela Siemens AG.

As tecnologias da Siemens AG ajudaram os clientes a evitar cerca de 144 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa.

97% das instalações da Siemens AG implementaram estratégias de gestão de água.

1.291 patentes

associadas à ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) registradas até 2024 pela Siemens AG, consolidando liderança em inovação sustentável.

25.000

produtos da Siemens AG reconhecidos com o selo EcoTech.

25.000

produtos da Siemens AG reconhecidos com o selo EcoTech.

*Fontes: Relatório Institucional e ESG Siemens 2024 e Siemens Sustainability Report 2024.

Esses números demonstram que a sustentabilidade não é apenas uma visão, mas parte da prática diária da empresa, seja na gestão interna, seja na transformação positiva de ecossistemas econômicos e sociais.

Histórico de descarbonização na Siemens

O compromisso da Siemens com a descarbonização é multifacetado e ambicioso, visando a neutralidade de carbono em suas próprias operações e em toda a cadeia de valor. Para isso, está investindo 650 milhões de euros, globalmente, em diversos projetos.

Para a companhia, a descarbonização é um pilar central de sua estrutura de sustentabilidade DEGREE, cuja abordagem holística envolve também ética, governança, recursos com uso eficiente, equidade e empregabilidade. Acompanhe um breve histórico das ambições e conquistas da Siemens em relação à descarbonização:

  • 2019

    Início das medições de redução de emissões de CO₂e provenientes de operações próprias (escopos 1 e 2).

  • 2021

    Adoção da estrutura de sustentabilidade DEGREE, que inclui a descarbonização como um dos seis campos de ação. A Siemens também adere ao Movimento Empresarial pela Amazônia, promovido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

  • 2022

    A Siemens Brasil atinge a meta de aterro zero – oito anos antes da meta global – e a mantém ao longo dos anos.

  • 2024

    A Siemens Brasil alcança 68% de redução de emissão de CO₂e.

  • 2024

    Tecnologias do portfólio da Siemens evitam 144 milhões de toneladas de emissões de CO₂e nos clientes.

  • 2024

    Parceria com marca global de cerveja para descarbonização em cervejarias. O objetivo é reduzir 50% de CO₂e em mais de 15 cervejarias e casas de malte da fabricante até 2025.

  • 2024

    Lançamento do selo EcoTech, que atesta a sustentabilidade e indica que os produtos com o selo são fabricados usando 100% de eletricidade renovável.

  • 2024

    A Siemens Brasil substitui o GLP por energia elétrica e adota a eletrificação de veículos na frota interna.

  • 2024

    Ganho de 7% em eficiência energética nas instalações da Siemens Brasil,
    fruto da implementação de sistemas digitais para monitorar o consumo de energia e de água.

  • 2025

    Meta de redução de 55% das emissões de CO₂e (escopos 1 e 2).

  • 2030

    Meta de se tornar net zero nas operações, com redução de 90% das emissões de CO₂e (escopos 1 e 2).

  • 2050

    Compromisso de ser net zero em toda a cadeia de valor (escopo 3).

  • 2019

    Início das medições de redução de emissões de CO₂e provenientes de operações próprias (escopos 1 e 2).

  • 2021

    Adoção da estrutura de sustentabilidade DEGREE, que inclui a descarbonização como um dos seis campos de ação. A Siemens também adere ao Movimento Empresarial pela Amazônia, promovido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

  • 2022

    A Siemens Brasil atinge a meta de aterro zero – oito anos antes da meta global – e a mantém ao longo dos anos.

  • 2024

    A Siemens Brasil alcança 68% de redução de emissão de CO₂e.

  • 2024

    Tecnologias do portfólio da Siemens evitam 144 milhões de toneladas de emissões de CO₂e nos clientes.

  • 2024

    Parceria com marca global de cerveja para descarbonização em cervejarias. O objetivo é reduzir 50% de CO₂e em mais de 15 cervejarias e casas de malte da fabricante até 2025.

  • 2024

    Lançamento do selo EcoTech, que atesta a sustentabilidade e indica que os produtos com o selo são fabricados usando 100% de eletricidade renovável.

  • 2024

    A Siemens Brasil substitui o GLP por energia elétrica e adota a eletrificação de veículos na frota interna.

  • 2024

    Ganho de 7% em eficiência energética nas instalações da Siemens Brasil, fruto da implementação de sistemas digitais para monitorar o consumo de energia e de água.

  • 2025

    Meta de redução de 55% das emissões de CO₂e (escopos 1 e 2).

  • 2030

    Meta de se tornar net zero nas operações, com redução de 90% das emissões de CO₂e (escopos 1 e 2).

  • 2050

    Compromisso de ser net zero em toda a cadeia de valor (escopo 3).

veja também

01.

Proteínas alternativas alimentando o futuro do planeta

ir

02.

Do campo à mesa: rastreabilidade com blockchain e IoT

ir

03.

Siemens e o protagonismo sustentável do Brasil

ir

04.

O Brasil de 2035: mais limpo, digital e conectado

ir
  • 01. Proteínas alternativas alimentando o futuro do planeta
  • 02. Do campo à mesa: rastreabilidade com blockchain e IoT
  • 03. Siemens e o protagonismo sustentável do Brasil
  • 04. O Brasil de 2035: mais limpo, digital e conectado

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas

OFERTA LIBERE O CONTEÚDO

Digital Completo

Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente.
Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
MELHOR OFERTA

Revista em Casa + Digital Completo

Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.