Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Míssil hipersônico dos EUA falha no primeiro teste

Rússia e China já dominam esse tipo de arma, que pode alcançar 27 vezes a velocidade do som - e redefinir o futuro da guerra.

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 ago 2021, 18h29 - Publicado em 15 jul 2021, 10h36

O primeiro lançamento do AGM-183 ARRW (abreviação da palavra “flecha” e acrônimo para “arma aérea de resposta rápida”, em inglês), projetado para voar a até Mach 8 (10 mil km/h), teve um problema técnico não especificado, e o míssil não chegou a disparar. Foi um revés crítico para a Força Aérea dos EUA, que está em desvantagem nessa tecnologia.

A China opera seu míssil DF-ZF, que alcança a velocidade Mach 10, desde outubro de 2019, e a Rússia possui dois: o Avangard, que é lançado do solo e chega a Mach 27, e o Kinzhal (“adaga”, em russo), que é lançado de aviões e alcança Mach 10. Ambos os mísseis russos já estão operacionais – em junho, o Kinzhal foi visto em um caça na Síria.

Os mísseis hipersônicos podem redesenhar o equilíbrio de forças entre as superpotências, pois conseguem atravessar longas distâncias rapidamente (o Avangard iria de Moscou a Washington em menos de 15 minutos) e são considerados inescapáveis: não existe avião capaz de driblá-los, nem escudo antimísseis que possa interceptá-los.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.