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Museu de Miami faz exposição pelo Instagram — e qualquer um pode conferir

Não é preciso viajar para visitar exposições internacionais — existe uma acessível pela tela do seu celular. Veja como fazer.

Por Maria Clara Rossini
Atualizado em 6 ago 2019, 18h20 - Publicado em 6 ago 2019, 18h06

Rolar a timeline do Instagram pode fornecer a sua pequena dose diária de arte. Sendo a rede social que mais trabalha com fotos e vídeos, não é surpresa que os museus e artistas resolvam de apropriar da plataforma para exibir seus trabalhos. Foi o que fez o Bass Museum of Art, localizado em Miami Beach. O museu de arte contemporânea lançou uma exposição que só pode ser vista pelo Instagram — não importa onde você esteja.

O perfil @thebasssquared é descrito como uma galeria em satélite. Sua primeira exposição é chamada “Joyous Dystopia”, que conta com obras de oito artistas. O tema é sobre encontrar humor em ambientes potencialmente perturbadores, mostrando, dessa forma, as visões de mundo dos artistas. A inauguração da mostra foi no dia 31 de julho — quer dizer, quando o primeiro trabalho foi postado.

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Ao longo de oito semanas, a galeria irá postar obras feitas especialmente para o ambiente digital, o que inclui vídeos e fotos. E, a cada semana, ela se dedica a um artista diferente. A primeira foi de Rosie Mcginn, que abriu a exibição com a obra “God is a DJ”, em que mistura vídeos de uma orquestra com mixagem eletrônica. Veja o resultado abaixo:

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O objetivo dos organizadores é trazer a arte para o meio em que as pessoas estão mais familiarizadas: as telas do celular. Dessa forma, tentam alcançar o público diferente daquele que normalmente frequenta exposições físicas.

A curadoria foi feita em conjunto com a Daata Editions, uma plataforma online que trabalha diretamente com arte digital. A curadora Leilani Lynch destacou a importância de se criar um novo perfil no Instagram, ao invés de postar as obras no perfil oficial do Bass Museum. A ideia é estabelecer a conta como uma galeria online, voltada somente para exibições.

Esse não é o primeiro museu a adotar estratégias digitais para se aproximar do público. Em 2015, o Los Angeles County Museum of Art ganhou um prêmio por sua conta no Snapchat — que postava imagens das obras do museu com legendas dignas de memes. 

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