PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Temporada de caça aos marcianos

A Nasa quer trazer rochas de Marte para ver se há micróbios nelas. Ou fósseis de micróbios, já que só resta por lá água congelada nos pólos

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h37 - Publicado em 30 nov 2000, 22h00

Flávio Dieguez

A Nasa parece que não sabe muito bem o que fazer em relação a Marte: seus planos são suspensos e reativados, um após o outro, e ninguém sabe se está ou não disposta a colonizar o planeta vizinho. Em outubro, a luz verde voltou a acender com o anúncio de que a Nasa fará seis vôos a Marte, nos próximos 10 ou 15 anos. A meta principal é procurar pistas de marcianos – se possível vivos, mas, mais provavelmente, extintos. Os cientistas ficarão felizes se nas rochas que pretendem trazer para a Terra, acharem restos de micróbios mortos há 2,5 bilhões de anos, época em que a água secou na superfície marciana. Acredita-se que hoje o H2O exista apenas em forma de gelo, nos pólos ou em depósitos subterrâneos congelados. Os vôos, segundo o cronograma, terão início em 2003 e prosseguirão, a intervalos regulares, até 2015, data da viagem mais importante. Ela custará, sozinha, 2 bilhões de dólares (quase 4 bilhões de reais) porque, depois de pousar no solo marciano, a nave retornará à Terra trazendo fragmentos de minerais para serem analisados. Com sorte, trará um homenzinho verde – ou, mais modestamente, uma bacteriazinha verde.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.