tênis , pisando no macio
Você acha que seu tênis é a coisa mais moderna do mundo? Que nada! Ele foi inventado há 160 anos.
O tênis só existe graças a um processo chamado vulcanização da borracha, criado em 1839 por Charles Goodyear, o mesmo da fábrica de pneus. A técnica foi logo adaptada para as solas de sapatos, que, até então, eram fabricadas em couro. Nascia o tênis. Os atletas é que mais ganharam com a invenção. Não é para menos. Imagine jogar basquete de sapato!
De carro ou a pé?
Tecnologia, design e rendimento esportivo são itens importantes nos tênis modernos. Este imita um carro e não tem cadarço.
Para ir longe
Sucesso entre crianças e adultos, este modelo é pura diversão. Dá para usar como tênis de salto plataforma ou como patins, para andar mais rápido.
Para estrelas
Em 1917, a Converse, que fabrica o All Star, desenhou um modelo para os jogadores de basquete – esporte que começava a fazer sucesso nos Estados Unidos.
Sem chulé
No Brasil, as crianças tiveram atenção especial dos fabricantes de tênis a partir dos anos 80. Os famosos Bubble Gummers eram supercoloridos e com um detalhe incrível para a época: a sola era perfumada, com cheiro de chiclete tutti-frutti.
Sem impacto
Atender às necessidades de quem pratica esporte sempre foi a principal preocupação dos fabricantes de tênis. O Nike Air, sucesso de vendas entre adolescentes nos anos 80, tinha uma tecnologia que diminuía o impacto dos pés com o solo.
Em tecido
Os tênis só começaram a ser fabricados com tecido por volta de 1910. A Conga de lona, que era produzida em várias cores, fez sucesso nos pés brasileiros nos anos 70. Não pense que você está inventando moda quando usa uma.