Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Tudo sobre CAMPO MAGNÉTICO

Em estudo recente, físicos relatam evidências definitivas de como o fenômeno luminoso acontece após replicar mecanismo de aceleração de partículas em laboratório
O texto escrito pelo físico alemão estava perdido desde 1949. A magnetorecepção, usada por aves migratórias, só começou a ser discutida décadas depois.

Ouça o “canto magnético” da Terra durante uma tempestade solar

Por A.J. Oliveira Atualizado em 25 Maio 2020, 19h04 - Publicado em 21 nov 2019, 14h53
Analisando dados da Agência Espacial Europeia, cientistas sonorizaram as ondas magnéticas que a Terra produz ao receber intenso fluxo de partículas solares

Inconsciente humano detecta campo magnético

Por Ingrid Luisa Atualizado em 2 set 2019, 14h54 - Publicado em 10 jul 2019, 14h52
Estudo das universidades de Princeton e de Tóquio descobriu que algumas pessoas também podem sentir o magnetismo da Terra
Em experimento, voluntários expostos a campo similar ao gerado pelo nosso planeta sofreram alterações perceptíveis nas ondas cerebrais do tipo alfa.

Campo magnético regula regeneração de partes do corpo em vermes amputados

Por A. J. Oliveira Atualizado em 31 jan 2019, 18h13 - Publicado em 31 jan 2019, 16h10
Planárias fazem nascer de novo qualquer órgão, até a cabeça. E cientistas aprenderam a reger esse processo usando campos magnéticos – uma capacidade que pode ser útil para cicatrizar ferimentos em humanos.

Terra já esteve perto de perder seu campo magnético

Por Guilherme Eler Atualizado em 31 jan 2019, 14h29 - Publicado em 30 jan 2019, 16h41
Há 565 milhões de anos, solidificação do núcleo do planeta deu novo gás ao processo responsável pelo magnetismo terrestre

Geólogos tentam entender por que o campo magnético da Terra está agitado

Por André Jorge de Oliveira Atualizado em 16 jan 2019, 12h55 - Publicado em 15 jan 2019, 20h05
Dinâmica do núcleo terrestre faz com que o polo magnético norte se desloque 55 quilômetros por ano do Canadá para a da Sibéria

Por que o ímã atrai o ferro?

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h09 - Publicado em 18 abr 2011, 18h59
Nos átomos, os elétrons e o núcleo encontram-se sempre em um movimento de rotação chamado spin. Se eles giram em sentidos diferentes, um movimento compensa o outro e não há magnetismo. É o que acontece na maioria dos materiais. Nos ímãs, porém, ambos giram na mesma direção e é isso que causa um campo magnético […]

Como é medida a massa das partículas se não dá para pesá-las numa balança?

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h22 - Publicado em 18 abr 2011, 18h53
Por meio de uma medida indireta, com os chamados aceleradores de partículas. No mundo subatômico, a força mais ativa é a eletromagnética, que consegue manter os elétrons orbitando em torno de prótons e nêutrons. Medindo a interação dos minúsculos elementos com essa força, dá para descobrir quanto eles pesam. Para isso, os pesquisadores usam os […]
Ciência, Mundo Estranho
Como é medida a massa das partículas se não dá para pesá-las numa balança?