Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Mulher Cientista Por Maria Clara Rossini Todos as semanas, a repórter Maria Clara Rossini entrevista uma pesquisadora brasileira e explica seu trabalho. Acompanhe aqui e no Instagram da Super.
A #MulherCientista dessa semana usa camundongos fêmeas para estudar como os transtornos neurológicos são afetados pelo ciclo feminino – algo que pode levar a medicamentos mais eficientes para mulheres.
A #MulherCientista dessa semana começou a carreira estudando esse ator renegado das nossas defesas naturais – e hoje gere verbas de pesquisa na Universidade de Notthingham
A #MulherCientista dessa semana tenta entender como esses gigantes cósmicos influenciaram a formação de estrelas na juventude do Universo.
Após estudar raias que tem leite e útero como se fossem mamíferos, a #MulherCientista desta semana analisou o sangue de tubarões que moram perto de Miami – e viu que eles têm uma dieta típica de fast-food.
Com apenas 26 anos, Daphne Cukierman já participou da síntese de 54 compostos candidatos ao combate do distúrbio degenerativo.
A #MulherCientista desta semana é uma pesquisadora do INCA que procura entender o que acontece dentro da célula tumoral – e por que os tratamentos às vezes não funcionam.
A #MulherCientista desta semana lê o DNA de pacientes para aconselhá-los – e, em 2020, participou do desenvolvimento de um teste nacional para o coronavírus.
A #MulherCientista dessa semana é uma farmacêutica que busca tratamentos inovadores para queimaduras – e bola maneiras de testá-los sem abusar de bichinhos vivos.
A #MulherCientista dessa semana já desvendou adaptações evolutivas na população mexicana, a rota de expansão dos primeiros nativos no Brasil e as ondas migratórias dos primeiros humanos na América.
A #MulherCientista dessa semana investigou mecanismos que não fazem parte do DNA, mas controlam a expressão dos genes – e têm papel importante nos tumores.
A #MulherCientista desta semana percorre cavernas pela América do Sul coletando fósseis e lendo a Pré-História nas formações rochosas que a cercam.
Cação é um termo guarda-chuva, que se refere a qualquer tipo de tubarão ou raia. A #MulherCientista de hoje lê o genoma dos filés para saber se o consumidor está comprando gato por lebre – ou comendo uma espécie ameçada.
A #MulherCientista desta semana descobriu que aracnídeos fazem amizade e são bons de cooperação. E agora estuda se é possível expandir a definição de comportamento social para incluir plantas e até bactérias.
Para um ser 3D, é impossível imaginar uma quarta dimensão: podemos apenas descrevê-la com a matemática. A #MulherCientista desta semana vai além – e explora dimensões sem fim.
A #MulherCientista desta semana analisa o genoma de répteis e anfíbios – e as mudanças na paisagem brasileira ao longo de milhões de anos – para descobrir por que eles evoluiram certas características, e quais deles têm mais chances de sobreviver às mudanças climáticas.
O sistema imunológico feminino regula melhor a reação ao vírus. A #MulherCientista desta semana busca uma explicação para esse fenômeno no complexo sistema de transcrição das instruções contidas em nosso genoma.
Isótopos de carbono e nitrogênio mostram se você consumiu alimentos ultraprocessados, se prefere carne ou legumes e até em que regiões do País você esteve – um dado que pode ajudar cientistas forenses.
A #MulherCientista desta semana é uma pesquisadora da USP que busca fármacos mais eficazes para pessoas com distúrbios psiquiátricos.