Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Mulher Cientista Por Maria Clara Rossini Todos as semanas, a repórter Maria Clara Rossini entrevista uma pesquisadora brasileira e explica seu trabalho. Acompanhe aqui e no Instagram da Super.
Cação é um termo guarda-chuva, que se refere a qualquer tipo de tubarão ou raia. A #MulherCientista de hoje lê o genoma dos filés para saber se o consumidor está comprando gato por lebre – ou comendo uma espécie ameçada.
A #MulherCientista desta semana descobriu que aracnídeos fazem amizade e são bons de cooperação. E agora estuda se é possível expandir a definição de comportamento social para incluir plantas e até bactérias.
Para um ser 3D, é impossível imaginar uma quarta dimensão: podemos apenas descrevê-la com a matemática. A #MulherCientista desta semana vai além – e explora dimensões sem fim.
A #MulherCientista desta semana analisa o genoma de répteis e anfíbios – e as mudanças na paisagem brasileira ao longo de milhões de anos – para descobrir por que eles evoluiram certas características, e quais deles têm mais chances de sobreviver às mudanças climáticas.
O sistema imunológico feminino regula melhor a reação ao vírus. A #MulherCientista desta semana busca uma explicação para esse fenômeno no complexo sistema de transcrição das instruções contidas em nosso genoma.
Isótopos de carbono e nitrogênio mostram se você consumiu alimentos ultraprocessados, se prefere carne ou legumes e até em que regiões do País você esteve – um dado que pode ajudar cientistas forenses.
A #MulherCientista desta semana é uma pesquisadora da USP que busca fármacos mais eficazes para pessoas com distúrbios psiquiátricos.