Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Algum outro animal enterra os mortos?

Não. Mas alguns mamíferos realizam velórios.

Por Bruno Vaiano Atualizado em 30 dez 2020, 10h44 - Publicado em 3 jan 2020, 10h58

Não. Até onde se sabe, o Homo sapiens é a única espécie que faz enterros. Alguns animais realizam o equivalente a um velório – mas deixam o cadáver se decompor a céu aberto após o ritual.

Em março de 2017, na Zâmbia, sul da África, uma fêmea de chimpanzé foi vista limpando os dentes do corpo de seu filho adotivo – que morreu de pneumonia aos 9 anos. A irmã da criança manteve-se ao lado do corpo, vigiando os arredores.

Em 2012, quando um chimpanzé macho matou um bebê de três meses no zoológico de Los Angeles, a mãe carregou o corpo do recém-nascido por dias, até a putrefação torná-lo irreconhecível. Os cuidadores do local deixaram a criança morta com a fêmea propositalmente, para não interferir no ritual.

• Em 2003, os restos mortais de Eleanor, matriarca de um grupo de elefantes, foram visitados e tocados carinhosamente por colegas de outros cinco grupos. O comportamento foi verificado por pesquisadores do grupo de conservação Save the Elephants. Elefantes já foram vistos visitando ossos muito tempo a após a decomposição das carcaças.

Os golfinhos também mantêm vigília em torno de seus mortos enquanto os corpos estão boiando próximos à superfície da água. Depois, eles geralmente afundam.