GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Algum outro animal enterra os mortos?

Não. Até onde se sabe, o Homo sapiens é a única espécie que faz enterros. Alguns animais realizam o equivalente a um velório – mas deixam o cadáver se decompor a céu aberto após o ritual.

Em março de 2017, na Zâmbia, sul da África, uma fêmea de chimpanzé foi vista limpando os dentes do corpo de seu filho adotivo – que morreu de pneumonia aos 9 anos. A irmã da criança manteve-se ao lado do corpo, vigiando os arredores.

Em 2012, quando um chimpanzé macho matou um bebê de três meses no zoológico de Los Angeles, a mãe carregou o corpo do recém-nascido por dias, até a putrefação torná-lo irreconhecível. Os cuidadores do local deixaram a criança morta com a fêmea propositalmente, para não interferir no ritual.

Veja também

Em 2003, os restos mortais de Eleanor, matriarca de um grupo de elefantes, foram visitados e tocados carinhosamente por colegas de outros cinco grupos. O comportamento foi verificado por pesquisadores do grupo de conservação Save the Elephants. Elefantes já foram vistos visitando ossos muito tempo a após a decomposição das carcaças.

Os golfinhos também mantêm vigília em torno de seus mortos enquanto os corpos estão boiando próximos à superfície da água. Depois, eles geralmente afundam.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s