Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Abril Day: Super por apenas 4,00

Muçulmanos abrem as portas de suas casas aos vizinhos para acabar com preconceito

Por Vanessa Daraya
26 mar 2015, 19h00 • Atualizado em 4 set 2024, 09h14
  • campanha-conheça-muculmano

    Onde quer que estejam, os muçulmanos sofrem preconceito por causa de atos terroristas provocados por extremistas. Mas existe muita gente boa no mundo que deseja transformar o medo (ou ódio) das pessoas pelo islamismo em amor, tolerância… Essa é a proposta da comunidade muçulmana ahmadi, do Canadá, que lançou a campanha Meet a Muslim Family* (Conheça uma família muçulmana, em tradução livre).

    A ação que lançou essa ideia aconteceu de 1 a 14 de março e incentivou famílias muçulmanas a abrir as portas de suas casas e mesquitas aos vizinhos. Os criadores acreditam que isso pode ajudar a acabar com ideias equivocadas e estereótipos sobre islamismo e intolerância religiosa.

    Para participar, os canadenses podiam entrar no site da ação e fazer um pequeno cadastro. Em seguida, eram orientados para o encontro com alguma família. Sem dúvida, uma ótima oportunidade para aprender sobre tradição e valores do islamismo e quebrar barreiras culturais.

    Depois da visita, os participantes eram convidados a publicar sobre sua experiência no Twitter com a hashtag da campanha #MeetAMuslimFamily, também para divulgar fotos e vídeos dos encontros com outras famílias locais.

    Continua após a publicidade

    Na verdade, a ação não é nova no Canadá, mas este ano foi realizada em uma situação especial. Em outubro de 2014, o muçulmano Zehaf-Bibeau matou um soldado e tentou atacar o Parlamento canadense. Foi um grande susto para a população local e aumentou a discriminação contra muçulmanos.

    A vereadora canadense Marilyn Iafrate se interessou pela ação e almoçou na casa de uma família muçulmana. Em entrevista à CTV News*, ela contou que foi um momento ótimo para compartilhar valores, vivenciar e consolidar saberes.

    A comunidade local continua disposta a receber visitantes mesmo após o final da campanha. A família do casal Michael e Esther Ruten, por exemplo, foi a casa de Rashid Ahmed pela primeira vez. A experiência foi tão boa que disseram ao Global News* que já começaram a combinar o próximo encontro.

    Continua após a publicidade

    Seria ótimo se essa ideia se espalhasse pelo mundo (inclusive por aqui, no Brasil). Mais uma linda forma de mostrar que somos todos iguais.

    Agora, veja, abaixo, o vídeo de divulgação da campanha feita no Canadá:

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=dIMfMHowzrM?feature=oembed&w=560&h=315%5D

    Continua após a publicidade

    *Twitter 
    *Meet a Muslim Family 
    *CTV News
    *Global News

    Foto: Divulgação/Meet a Muslim Family

    Leia também
    O amor (de verdade) não tem idade, cor, credo, gênero…
    Do Good Bus: ônibus leva pessoas para voluntariado surpresa
    Pizzaria incentiva doação de comida para moradores de rua por US$ 1
    Reality show leva blogueiros de moda para trabalhar em fábrica de roupas no Camboja

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas

    ABRILDAY

    Digital Completo

    Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente.
    Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ABRILDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.