Por Marina Demartini, de EXAME.com
Nove anos e cinco bilhões de quilômetros depois, a sonda espacial New Horizons finalmente chegou a seu destino final: Plutão. É a primeira vez que uma nave terráquea chega perto desse planeta anão.
O equipamento sobreviveu à passagem pelo sistema de luas e conseguiu ficar a 12.500 km de Plutão – o ponto mais próximo que a sonda conseguiria alcançar – na manhã desta terça-feira.
Lançada pela Nasa no dia 19 de janeiro de 2006, na Flórida (EUA), a New Horizons foi construída para analisar mais detalhes sobre a superfície e a temperatura de Plutão. Ela conta com sete instrumentos que servem para investigar detalhes do planeta e outros sete objetos que parecem não ter nenhum uso óbvio ou prático.
A lista com os estranhos instrumentos pode ser vista abaixo:
1. Cinzas de cientista
Um dos objetos mais bizarros levados pela New Horizons é uma urna. Dentro dela estão as cinzas de Clyde Tombaugh, o cientista que descobriu a existência de Plutão, em 1930.
2. Duas bandeiras
Não, a bandeira não é brasileira e, muito menos, das Nações Unidas. Como a Nasa é uma Agência Espacial Norte-Americana, as duas bandeiras colocadas dentro da Sonda são dos Estados Unidos.
3. Duas moedas
Se alienígenas encontrarem a sonda, eles poderão fazer compras quando chegarem à Terra. Os cientistas da Nasa colocaram duas moedas dentro da New Horizons. A primeira representa o estado de Maryland (EUA), onde o aparelho foi construído. A segunda é da Flórida, estado norte-americano onde a sonda foi lançada.
4. CD com assinaturas
Em 1977, a Nasa enviou as sondas Voyager 1 e Voyager 2. Elas carregaram (e carregam, já que os aparelhos ainda vagam pelo espaço) vários discos banhados a ouro. Eles contêm músicas de diferentes culturas e épocas, bem como sons naturais e provocadas pelo homem.
A Nasa quis fazer algo parecido com a New Horizons. No entanto, a nova sonda não levou discos com sons, mas um CD com o nome de 434 mil pessoas. Esses indivíduos responderam ao pedido “Envie seu nome para Plutão” feito pela Agência Espacial em 2005, um ano antes de lançar a New Horizons.
5. CD com fotos
Não bastava um CD, a Nasa enviou outro dentro da New Horizons. Este segundo CD contêm fotos do time da Agência Espacial que construiu e comandou a sonda.
6. Selo postal
Outro objeto inútil carregado pela New Horizons é um selo norte-americano de 1991. Nele é possível ver uma imagem de Plutão com a frase, em inglês, “Plutão: ainda inexplorado”. Agora, a frase “ainda inexplorado” deveria ser trocada para “explorado”.
7. Pedaço de nave
Dentro da sonda há o pedaço do SpaceShipOne, um avião espacial suborbital. Ele completou o primeiro voo espacial com tripulantes não astronautas, ou seja, um voo privado, em 2004.