Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Astronautas tentarão cultivar os primeiros cogumelos no espaço

A missão decola hoje e realizará experimentos no espaço, incluindo a tentativa de melhorar os alimentos consumidos por astronautas durante a viagem.

Por Manuela Mourão
31 mar 2025, 18h00

A Fram2, uma missão espacial tripulada, deve decolar hoje, 31 de março, em direção à várias primeiras conquistas: será a primeira viagem espacial humana a voar por cima dos pólos da Terra. A missão levará uma tripulação de quatro pessoas para uma órbita de 90 graus que os enviará sobre os Pólos Norte e Sul.

Além disso, a equipe realizará 22 experimentos científicos, incluindo a tentativa de cultivar cogumelos no espaço pela primeira vez.

O projeto foi pensado pela empresa australiana FOODiQ Global, que busca criar cogumelos-ostra em microgravidade. “Os cogumelos são a cultura espacial perfeita”, lê-se em comunicado da viagem espacial Fram2. A perfeição vem da praticidade do fungo: não precisam de muita água e nem de fertilizantes especiais, além de crescerem rapidamente. 

 

“Eles também têm potássio, que é encontrado em vegetais, mas também têm selênio e cobre, que são tipicamente encontrados em nozes e sementes”, disse a nutricionista CEO da FOODiQ Global, Flávia Fayet-Moore, que está liderando o experimento Mission MushVroom, para o jornal The Guardian.

Continua após a publicidade

“É um exemplo muito versátil de um alimento rico em nutrientes.” Alimentos e nutrição para missões lunares e a Marte estão entre as 30 principais prioridades na lista de desafios espaciais civis da Nasa.

Fayet explica para o veículo inglês que como ainda não existe uma tecnologia para processar alimentos no espaço, a NASA está atualmente priorizando a pesquisa sobre culturas de cultivar, colher e comer. São os casos de alfaces, tomates, batatas e, claro, cogumelos.

Os planos da Nasa e da SpaceX é que astronautas viagem para Marte até 2030. Todas as idas ao planeta têm perspectivas de mais de três anos. “Quem pode comer alimentos termoestabilizados e desidratados por cinco anos?”, disse Fayet-Moore à Sky News.

Continua após a publicidade

“No espaço, a comida geralmente não tem gosto devido à percepção alterada do sabor e à necessidade de uma dieta com baixo teor de sódio para ajudar a neutralizar os efeitos negativos da microgravidade na saúde óssea”, disse a nutricionista em comunicado.

“Os cogumelos são ricos em sabor umami, sendo um dos únicos sabores que permanecem fortes no espaço.”

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A Fram2 deve durar de três a cinco dias e no último Eric Philips, um aventureiro australiano, conduzirá a experiência com os cogumelos. O estudo consiste em uma pequena caixa de substrato (o equivalente ao solo vegetal para o cultivo de cogumelos) e micélio (a estrutura semelhante a uma raiz do fungo), que os cientistas esperam que frutifique em cogumelos ostra no espaço.

“Vou monitorar como os corpos frutíferos crescem, documentando a taxa de desenvolvimento, sinais de contaminação e várias outras propriedades”, explica Philips à Australian Broadcasting Corporation (ABC). “Esta é uma oportunidade empolgante de ultrapassar os limites e desempenhar um papel na criação de soluções alimentares sustentáveis ​​para o espaço — algo que nunca imaginei que exploraria.”

Ao retornar à Terra, a FOODiQ Global analisará o conteúdo nutricional dos cogumelos para ver como a microgravidade afetou seu crescimento.

Continua após a publicidade

Durante a missão, a tripulação conduzirá outros experimentos de pesquisa centrados na saúde dos astronautas. Outro projeto de pesquisa, chamado SpaceXray, pretende tirar a primeira imagem de raio-X de um humano no espaço.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.