GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Conheça as novas roupas espaciais da NASA

É nestes modelitos que iremos para Marte. Novos uniformes são mais leves do que os atuais e facilitam os movimentos dos astronautas.

A Agência Espacial Americana (NASA) não mede esforços para mandar seus astronautas da maneira mais segura – e estilosa – para o espaço. No mês passado, engenheiros da empresa começaram a desenvolver dois novos tipos avançados de uniforme: o PXS e o Z2.  

Leia: E se agente vivesse em Marte?

Cada um tem a sua especialidade. O PXS, por exemplo, deve minimizar a quantidade de material necessário nas atividades extraveiculares. Ou seja, vai diminuir o peso da roupa quando o astronauta der uma voltinha no espaço, longe da nave. O mais legal nisso é que, além de a maioria dos recursos ser impressa em 3D, o uniforme é ajustável para qualquer membro da tripulação, independentemente da altura. O Z2 segue a mesma lógica, com a diferença de que foi feito pensando especificamente nas caminhadas sobre planetas, como Marte, para onde a NASA quer ir em breve. Além disso, a roupa tem fios que refletem a luz, o que facilita a identificação de outros astronautas que estiverem na tripulação.

Os dois protótipos ainda estão sendo testados por um sistema que remove dióxido de carbono, controla a umidade da roupa e faz com que ela se regenere ao ser exposta ao vácuo, para garantir que eles vão resistir longe da Terra. A ideia é que o tecido demore 14 horas para se regenerar. Os dois uniformes começarão a ser testados em 2020.

 

Leia mais: