GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Eclipse total e superlua aconteceram ao mesmo tempo

O evento poderá ser visto a partir do anoitecer e o eclipse alcançará sua totalidade por volta das 23h30. Lua ficará avermelhada.

Um evento raro vai iluminar – e logo depois escurecer – o céu, neste domingo (27). A lua vai atingir seu ponto mais próximo da terra e, na mesma noite, também haverá eclipse total, que pintará sua superfície de vermelho. Aqui no Brasil, a superlua pode começar a ser apreciada a partir do anoitecer. O eclipse poderá ser visto a partir das 22h e a alcançará sua totalidade por volta das 23h30.

De acordo com a Nasa, essa combinação só aconteceu cinco vezes desde 1900. A última foi em 1982 e, a próxima, só daqui a dezoito anos. Entretanto, apesar do tamanho do satélite estar 14% maior do que o de costume, essa imensidão não é tão perceptível quando a lua está lá no alto. Na hora do eclipse, o charme fica por conta da cor vermelha mesmo.

Claro que o mais legal é assistir à essa lua magnífica a olho nu, mas, se você quiser, dá para começar a assistir pelo site da Nasa. Vai rolar transmissão em tempo real, a partir das 21h (horário de Brasília).

2015 é um ano que está sendo bem especial para a astronomia, com vários fenômenos raros acontecendo. A gente preparou uma lista com os eventos astronômicos mais incríveis que você vai poder ver este ano. E a Nasa até preparou este videozinho aqui embaixo para celebrar a importância dessa superlua combinada a eclipse.