Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Estudo mostra que avisos antipirataria podem na verdade desencadear mais pirataria

Pesquisa mostra a diferença de percepção entre os gêneros em relação às mensagens anti-pirataria, com os homens geralmente pirateando mais que as mulheres

Por Caio César Pereira
23 mar 2024, 14h00

Pesquisadores da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, descobriram que aquelas clássicas mensagens ameaçadoras de aviso contra a pirataria, podem, na verdade, estimular as pessoas a piratear. Mais especificamente, os homens.

Na pesquisa, foi definida pirataria como o ato de baixar conteúdo digital por meios não autorizados. Enquanto que as mulheres tendem geralmente a responder de forma propositiva as mensagens anti-pirataria (não fazendo o download de nada), os homens, por outro lado, baixavam ainda mais.

Para Kate Whitman,  economista comportamental da Universidade de Portsmouth e uma das autoras do estudo, esse já era um comportamento esperado.

“Já sabemos que existem muitas diferenças de gênero na pirataria, já que os homens tendem a piratear mais do que as mulheres – eles acham que é mais aceitável e de baixo risco. O que queríamos examinar nesta pesquisa é se as mensagens para combater a pirataria tinham um efeito diferente em homens e mulheres.”

Os pesquisadores analisaram o comportamento de 962 adultos por meio de três tipos de mensagens anti-pirataria diferentes: uma mais calma, e com um tom mais educacional e social, e duas ameaçadoras, alertando para consequências legais e de segurança da pirataria digital.

Continua após a publicidade

A mensagem mais “fofa”, digamos, não teve nenhum efeito perceptível nos níveis de pirataria, mas o jogo muda nas mensagens mais agressivas, com cada gênero respondendo de forma substancialmente diferente. Enquanto que as mensagens ameaçadoras apresentaram uma queda de 52% nas taxas de download para as mulheres, nos homens elas tiveram um aumento de 18%.

 

 

“A pesquisa mostra que mensagens anti-pirataria podem inadvertidamente aumentar a pirataria, o que é um fenômeno conhecido como reatância psicológica”, diz Whitman em comunicado à imprensa. 

O efeito da reatância psicológica é um fenômeno na qual as pessoas tendem a apresentar comportamentos mais resistentes quando sentem sua liberdade sendo ameaçada de alguma forma. A pesquisa explica que do ponto de vista da psicologia evolutiva, homens geralmente têm uma reação mais forte quando sua liberdade é ameaçada e, portanto, costumam fazer o contrário.

Continua após a publicidade

Para os pesquisadores, o estudo mostra a necessidade de se utilizar abordagens personalizadas para cada gênero, já que homens e mulheres processam as informações e mensagens de maneiras diferentes. 

“Claramente, há uma necessidade de uma abordagem personalizada na mensagem anti-pirataria, mas se as mensagens não puderem ser direcionadas com precisão para gêneros específicos, é melhor evitá-las porque podem fazer a pirataria disparar.”

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.