Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Missão da Nasa lançará espaçonave contra asteroide; saiba como assistir

O Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo (DART, sigla em inglês) atingirá seu alvo nesta segunda (26). Missão foi lançada há dez meses e conta com transmissão ao vivo.

Por Luisa Costa
23 set 2022, 19h12

“Nós vamos mover um asteroide, mudar o movimento de um corpo celeste. A humanidade nunca fez isso antes.” É assim que o cientista Tom Statler fala sobre a missão DART, da Nasa, que vai lançar uma espaçonave contra o asteroide Dimorphos nesta segunda (26).

O plano suicida (para a espaçonave, que não será tripulada) é a primeira missão da agência espacial para testar sua tecnologia de defesa planetária. A ideia é avaliar nossa capacidade de alterar a trajetória de um asteroide e, assim, obter dados que possam nos salvar de um pedregulho alienígena que esteja a caminho da Terra no futuro.

Não é o caso de Dimorphos. O asteroide não representa uma ameaça, mas foi escolhido como cobaia porque passa relativamente próximo (a 11 milhões de quilômetros) de nós. A Nasa lançou a espaçonave em 24 de novembro de 2021, em um foguete Falcon 9, da SpaceX. A colisão está prevista para segunda-feira (26), às 20:14, no horário de Brasília.

Parece ficção científica, e você precisa ver para crer? Pois bem: a Nasa fará uma transmissão ao vivo da colisão em seu canal do Youtube, no vídeo que está abaixo. Você poderá ver a espaçonave DART se aproximando do asteroide a partir das 18:30, e a cobertura feita pela agência espacial rola a partir das 19 horas.

Continua após a publicidade

O alvo da Nasa, Dimorphos, tem 160 metros de diâmetro – é pouco maior que a Grande Pirâmide de Gizé. Ele orbita um asteroide maior, chamado Didymos, que tem 780 metros de diâmetro. Didymos, por sua vez, orbita o Sol – e leva 2,11 anos para fazer uma viagem ao redor do astro-rei. Sua órbita varia: eles ficam próximos à órbita da Terra ou um pouco além da órbita de Marte (o nosso vizinho no Sistema Solar).

Dimorphos dá uma volta ao redor de Didymos a cada 11,9 horas, mas os cientistas acreditam que o impacto da espaçonave DART (a seis quilômetros por segundo) mudará a velocidade do asteroide em 1%. Assim, a viagem de Dimorphos ao redor do corpo maior seria minutos mais rápida – uma alteração suficientemente grande para ser observada por telescópios na Terra.

Esquema mostrando a trajetória da espaçonave e do asteroide antes da colisão.
Em branco, a órbita original de Dimorphos. Em azul, a nova trajetória prevista pela Nasa. (NASA/Divulgação)

O Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo (DART, sigla em inglês) custou US$ 325 milhões, e a espaçonave é de baixo custo – justamente porque será destruída no processo. O único instrumento a bordo é Draco, a câmera que possibilita a transmissão ao vivo e apoia o sistema de navegação autônoma da espaçonave.

Além de testar a capacidade de alterar a trajetória de Dimorphos, a missão da Nasa produzirá dados que permitirão aos cientistas estudar o conjunto de asteroides e a história do Sistema Solar. “Cada vez que olhamos para um asteroide, temos um vislumbre de um fóssil do Sistema Solar primitivo. Esses remanescentes capturam uma época em que planetas como a Terra estavam se formando”, explica Katherine Calvin, cientista da agência espacial.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.