Modelo da órbita terrestre feito de Lego é quase perfeito
Dupla canadense usou 462 peças para reproduzir os movimentos de Terra, Sol e Lua com 97% de precisão
Qual a coisa mais legal que você já montou usando peças de Lego? Uma magnífica torre? Um carrinho? Aquela casinha sem janelas? Bom, os canadenses Kristal e Jason Allemann, do site JK Brickworks, construíram um planeta Terra, uma Lua e um Sol. Achou pouco? E se eu contar que a movimentação dos três modelos têm 97% de precisão quando comparada aos corpos celestes de verdade?
A miniatura tem uma manivela que faz a Terra girar em torno do Sol, ambos virarem em torno de si mesmos, tudo enquanto Lua orbita nosso planeta. Cada volta na manivela representa um dia passado na Terra, e é aí que mora a grande sacada: os períodos para os movimentos astronômicos são quase idênticos aos do da vida real. Enquanto no espaço a Lua leva 27.33 dias para completar uma volta na terra, no modelo são necessários 28 “dias”. Para o Sol girar em torno de si mesmo, ele demora 24,47 dias no espaço e 25 dias na miniatura. Para a Terra dar volta no Sol são necessárias 375 voltas na manivela, apenas 10 a mais do que os dias que forma nosso ano de verdade (ou nove em anos bissextos, como 2016).
Leia mais:
Como os fãs salvaram a Lego
12 curiosidades que você (provavelmente) não sabia sobre a Lego
Você pode conferir o modelo em funcionamento no vídeo abaixo:
Para montar a miniatura foram necessárias 462 peças, e se você quiser saber quais elas são – para tentar reproduzir a brincadeira -, os inventores listaram tudo detalhadamente no site deles. Tem até um manual que simula os folhetos oficiais que vem junto com os kits da Lego.
Ah, e quem tiver uma peça motorizada pode deixar o sistema funcionando sem ter que cansar a mão. Dá para deixar de enfeite – fica muito mais legal do que aquele porta-retrato digital que você ganhou de Natal há uns anos atrás.
Leia também:
Artistas ganham a vida brincando de Lego
25 esculturas feitas com peças de Lego