Nas asas do morcego
Depois de aparecer como vilão em tantos e tantos filmes de terror no cinema, não admira que o morcego tenha fama de perigoso e malvado. Mas ele é um animal fantástico, o único mamífero que consegue voar de verdade.
Raposa voadora
Essa espécie, com cara de cachorro, tem os maiores morcegos do mundo. Sua envergadura chega a 1,80 metro (desenhe isso no chão para ver!). Chamadas de “raposas voadoras”, elas habitam o leste da África, o sul da Ásia e a Oceania.
Face do vampiro
Veja como é a face de um vampiro. Seus dentes são afiados como uma navalha. Porém, na boca dele há menos dentes do que na das outras espécies – são só 20. Os outros, como nós, têm 32. Sua mordida não dói, tamanha a rapidez com que ataca. Ele consome cerca de uma vez e meia seu peso (20 gramas de sangue, em média).
Batcaverna
Morcegos usam cavernas e forros de telhados para se abrigar. A maioria dorme de cabeça para baixo. Muitos acreditam que eles se apóiam nas garras porque atrofiaram os pés e não podem ficar sobre eles.
Mãos humanas
Repare, na foto, como a estrutura das mãos e dos pés do morcego lembra a nossa. Além de ter cinco dedos, o polegar da mão fica solto para permitir que ele agarre objetos e alimentos. A assustadora asa tem a textura de uma luva cirúrgica – é macia e quente. A envergadura da asa é medida do terceiro dedo de uma mão ao terceiro da outra.
Sexto sentido
Os morcegos não são cegos, ao contrário do que muita gente pensa. Muitas espécies têm seis sentidos: paladar, olfato, audição, tato, visão e sonar – para orientar na caça.
Bicho útil
Como tudo na natureza, os morcegos também têm sua função. Eles espalham sementes, polinizam flores e controlam populações de insetos e pequenos vertebrados. Há mais de mil tipos de morcego. Alguns comem ratos. Outros, frutas. Outros ainda, insetos. E alguns, sangue.
Sangue latino
Os morcegos vampiros existem, sim, mas não vivem na Transilvânia e nem viram gente. Isso é ficção. Vampiros de verdade vivem apenas na América Latina, inclusive no Brasil. Mas raramente mordem humanos, só animais.