Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.
Continua após publicidade

Upscaling com IA pode ser a principal arma do PlayStation 5 Pro

Novo console, que supostamente será lançado no final deste ano, poderá ter chip gráfico de 33 teraflops - e um algoritmo similar ao DLSS, da Nvidia

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 mar 2024, 16h03 - Publicado em 18 mar 2024, 16h00

Novo console, que supostamente será lançado no final deste ano, poderá ter chip gráfico de 33 teraflops – e um algoritmo similar ao DLSS, da Nvidia

Ao longo do final de semana, duas fontes publicaram supostos detalhes técnicos do PlayStation 5 Pro – o novo console da Sony, que seria lançado no quarto trimestre deste ano. O primeiro a revelar as informações foi o canal Moore’s Law is Dead, de bom retrospecto; depois os números, que supostamente constam de um documento técnico vazado, foram reafirmados pelo site Insider Gaming

O PS5 Pro teria uma GPU capaz de executar 33,5 teraflops (trilhões de operações matemáticas por segundo), um pouco mais que o triplo do PS5 atual (10,28 teraflops). Também segundo o documento, o suposto novo console teria 3 a 4 vezes mais performance em ray tracing (cálculo de iluminação das cenas utilizando física real), e sua memória RAM trabalharia a 576 gigabytes por segundo – 28% mais que a do PS5.

A CPU também receberia uma melhoria: o “high CPU frequency mode”, no qual ela poderia trabalhar a 3,8 GHz, 10% acima do normal – isso, porém, exigiria que a GPU tivesse sua velocidade reduzida em 1,5% (isso acontece porque, assim como o Xbox Series X/S, o PlayStation 5 utiliza uma APU, chip que reúne as funções de CPU e GPU).  

Mas a principal novidade não é estritamente de hardware. Trata-se da tecnologia PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), com a qual o console irá usar inteligência artificial para fazer um upscaling de alta precisão – isso permite que os games sejam renderizados numa resolução mais baixa (aumentando a taxa de quadros por segundo exibida na tela) sem comprometer sua qualidade visual. 

Continua após a publicidade

Esse é o ponto mais importante, porque hoje o PS5 não tem à sua disposição um bom algoritmo de upscaling via IA. O que ele tem (e o Xbox Series também) é a tecnologia FidelityFX Super Resolution, da AMD, que não é lá essas coisas: ela tem efeitos colaterais visíveis, como um típico efeito de “esfarelamento” nos detalhes da imagem. 

Com o PSSR, o PlayStation 5 Pro passaria a contar com um algoritmo de alta qualidade – similar ao DLSS (Deep Learning Super Sampling), da Nvidia, que utiliza inteligência artificial para analisar a imagem dos games e fazer o upscaling (o algoritmo da AMD não tem IA). 

Esse novo recurso, combinado ao aumento na potência gráfica da GPU, abriria caminho para um salto gráfico e de desempenho consideráveis – como o DLSS tem feito nos PCs nos últimos anos. 

Continua após a publicidade

Segundo o Insider Gaming, os estúdios de games da Sony já estão trabalhando com uma versão de desenvolvimento do PS5 Pro – o que, se for verdade, significa que os principais games do PS5 ganharão atualizações para o novo console assim que ele for lançado. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.