Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

O que é viés de sobrevivência?

Entenda, em poucas linhas, o erro de raciocínio lógico que os gurus do mundo corporativo adoram citar em palestras.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 Maio 2025, 14h00

Seu país está em e você foi incumbido de fortalecer a blindagem dos aviões, mas não sabe em quais partes da fuselagem é melhor instalar esses reforços. Então, você decide colocar as placas extras nos lugares onde há mais buracos de bala, já que esses são os lugares em que os aviões costumam ser atingidos – certo? Errado.

Acontece que você só tem acesso aos aviões que voltam para a base; justamente os que sobreviveram aos disparos. O ideal é reforçar as regiões sem buracos, porque as aeronaves atingidas nessas áreas acabaram derrubadas – sinal de que essas partes são mais frágeis ou vitais para o funcionamento (como os motores ou a cabine do piloto).

Essa historinha, comum na internet e em palestras de gurus corporativos, é real: o estatístico Abraham Wald chegou exatamente a esse raciocínio durante a 2ª Guerra, trabalhando para a Marinha dos EUA na Universidade Columbia. 

Ela ilustra a falácia lógica conhecida como viés de sobrevivência, que se aplica a muitas situações da vida real. Por exemplo: um estudo sobre empresas pode transmitir a ilusão de que a maioria delas é pujante e saudável justamente porque ele só inclui as firmas que existem em um dado momento do tempo – e não considera, naturalmente, as que faliram e não chegaram a entrar na amostra. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.