Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

O que pode acontecer com meus olhos se eu olhar muito tempo para o Sol?

Melhor nem tentar. Pelo bem dos seus olhos.

Por Alexandre Carvalho
18 Maio 2023, 11h05

Tem chance de rolar uma tragédia: você pode perder a visão. Mas há outros danos intermediários que, embora não cheguem à cegueira, vão trazer prejuízos permanentes ou temporários aos olhos. 

A radiação ultravioleta do Sol pode arruinar tanto a córnea (a camada transparente que direciona a luz para a pupila a bolinha escura no meio do olho por onde a luz entra), quanto o cristalino (a parte que regula o foco) e a retina (onde estão nossas células receptoras de luz). 

Nos casos mais brandos, quem fica olhando diretamente para o Sol pode ter queimaduras na córnea: é a fotoceratite. O resultado é dor e uma sensibilidade à luz, com os sintomas aparecendo dentro de 24 horas. A maioria das pessoas consegue se curar completamente. Mas não facilite. Dependendo da gravidade, essa recuperação talvez demore algo em torno de um ano para acontecer. 

Um prejuízo mais grave é a retinopatia solar. É quando a luz ultravioleta deixa um buraco na retina. Isso cria um pequeno ponto cego na visão central. Como a retina não possui receptores de dor, você pode levar até alguns dias para perceber que algo está estranho: a visão fica embaçada ou aparecerem manchas (amarelas ou escuras). No pior dos mundos, esse dano na retina pode levar à perda completa da visão.   

E tem mais: “A exposição à radiação ultravioleta também tem sido associada à catarata precoce”, explica Muriel Schornack, optometrista da clínica Mayo, nos Estados Unidos. “Além disso, pode levar ao câncer na pele das pálpebras.”

Continua após a publicidade

Vale lembrar que esses problemas todos não necessariamente vêm de um único vacilo, namorando o Sol olhos nos olhos. Os danos são cumulativos ao longo da vida. Portanto, vale usar óculos escuros com filtro UV em dias de muita luz solar. Boné também ajuda. 

Fonte: Mayo Clinic

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.