Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Por que o queijo fatiado vai ficando duro na geladeira?

Vida de mussarela não é fácil. Até o nome da pobrezinha mudaram para "muçarela" (mas, aqui na Super, a gente gosta sem cedilha).

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
26 abr 2025, 16h00

Nada grave: ele resseca com o tempo porque a geladeira é um ambiente desértico. Quanto mais frio, menor é a capacidade do ar de reter vapor de água. 1 m² de atmosfera a 25 ºC contém até 23 g de H2O, enquanto o mesmo volume a 5 ºC, no interior do eletrodoméstico, comporta apenas 6,8 g.

Peças de queijo grandes têm mais volume em relação a área de superfície exposta – o que significa que o meio deles retém mais umidade (ainda que as bordas endureçam). Uma fatia é o oposto disso: não há “meio”, praticamente todo o queijo está em contato com o ar. 

Esse não é o único fenômeno em ação: um tijolo de leite em estado sólido, que ainda carrega as bactérias ou fungos usados para fabricá-lo, é algo muito atraente para o resto da microbiota que inevitavelmente vive dentro da sua refrigerador (pois é, não importa o quanto você desinfete lá dentro).

Daí todos os outros fenômenos típicos da curta existência de um queijo na geladeira, como o esbranquiçamento.

Também existe o contato com moléculas de sabor e odor de outros alimentos e a inevitável interação com o oxigênio – que muda o sabor do queijo ao oxidá-lo. Em suma: no mundo ideal, você precisaria embalar o bichinho a vácuo para protegê-lo.

Continua após a publicidade

Na vida real, há saídas mais viáveis. Joana Caldas, gerente da queijaria da Fazenda Atalaia em Amparo (SP) e mestra em História da Arte pela Unicamp, explica que a mussarela fatiada do dia a dia deve ser embrulhada em plástico filme – ele minimiza o contato com o ar bem mais do que um pote plástico. O mesmo vale para queijos duros como o parmesão: eles gostam de PVC e da vida na parte mais fria da geladeira. 

Já queijos mofados como o brie e o gorgonzola pode ficar em papel alumínio ou em um papel microporoso específico para armazenar queijos, que é fácil e barato de comprar na internet e preserva os produtos por deixá-los “respirar” de maneira controlada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.