Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Chilaquiles é comida mexicana de café da manhã que escapou do Tex-Mex

Quer provar um prato mexicano raiz? Veja como preparar essas tortillas com molho de pimenta e tomate, ideais para a ressaca.

Por Leo Caparroz, Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 ago 2023, 17h15 - Publicado em 17 ago 2023, 17h14

O que o Brasil entende por comida mexicana – seja o fast-food do Taco Bell, seja a de um restaurante mais caprichado – é um crossover chamado Tex-Mex, que nasceu em território americano nas mãos de texanos de ascendência hispânica.

A comida mexicana tradicional não tem tanta carne moída ou queijos como cheddar. Prefere tortilhas de milho moles, carne de porco, cebola, limão, coentro e queijo branco.

Fajitas? São Tex-Mex. Nachos? Tex-Mex. Burritos? Aqui é uma zona cinzenta: eles não são comuns no México, mas fazem parte da culinária local, principalmente no norte do país. Ou seja: são guarda compartilhada. Outros pratos, como enchiladas e tacos, são tradicionalmente mexicanos, mas têm versões americanizadas.

Contudo, resumir a culinária mexicana a eles é como falar que o brasileiro vive de feijoada. Cada região do México tem suas peculiaridades, mais ou menos próximas dos clichês no nosso imaginário. Entre doces e ensopados menos conhecidos, o México guarda uma receita coringa intocada pelo Tex-Mex que é fácil de reproduzir em casa.

Os chilaquiles são um típico café da manhã ou lanchinho da madrugada após um goró. O molho, que é a parte mais complicada de se fazer, pode ser armazenado em grandes quantidades e usado depois. Ele é geralmente feito com tortilhas amanhecidas – como um brasileiro reaproveitando pão francês.

Este post é mais um da série da Super sobre comidas estrangeiras favoritas dos brasileiros (leia outros aqui nos links relacionados):

Continua após a publicidade

A receita

(Rendimento: 4 porções)

Ingredientes

Tortillas (pães mexicanos achatados, dá para comprá-los prontos);
7 a 8 tomates;
1 cebola;
2 pimentas guajillo secas e sem sementes;
4 a 5 pimentas serrano;
2 dentes de alho;
Sal, orégano e pimenta do reino conforme necessário.

Modo de preparo

1 – Ferva água em uma panela. Como as pimentas serrano demoram para cozinhar, dê prioridade a elas. Adicione os tomates sem talo, as outras pimentas, cebola e alho. Cozinhe até os tomates amolecerem.

2 – Em um liquidificador, bata tudo com um pouco da água do cozimento. O molho deve ficar homogêneo e líquido, mas não aguado. Ajuste orégano e sal.

Continua após a publicidade

3 – As tortillas já devem estar cortadas em triângulos do tamanho de nachos. Passe na frigideira ou toste no forno rapidamente.

4 – Adicione óleo a uma frigideira. Coloque o molho e se prepare para respingos. Diminua o fogo e deixe-o cozinhar até escurecer e engrossar um pouco.

5 – Coloque as tortilhas já tostadas na panela, mexa rapidamente e tire do fogo. Sirva rápido para que elas não amoleçam como cereal no leite.

6 – Complete com queijo branco e crema, um molho feito com um copo de leite, uma colher de leitelho ou de creme azedo – é possível trocá-los por iogurte –, uma colher de suco de limão e sal.

Continua após a publicidade

Dica do chef: Chilaquiles são um prato versátil: acompanham ovo frito, abacate e até frijoles refritos: pegue feijões prontos e faça uma pasta. Não precisa virar purê, grãos são bem-vindos. Então doure alho e cebola no óleo e frite o tutu, além de temperá-lo como preferir.

Consultamos: canal do YouTube Jauja Cocina Mexicana, livro 500 Mexican dishes, de Judith Fertig.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.