Para além de Barbieheimer: conheça outros cinco indicados ao Oscar 2024
De filme francês aclamado à história do Cheetos picante, conheça obras que passaram longe do hype dos campeões de bilheteria da temporada.
53 filmes receberam ao menos uma indicação nas 23 categorias do Oscar 2024, que acontece no dia 1o de março, a partir das 19h (horário de Brasília). Conheça um pouco mais sobre as produções que não chegaram a ser blockbusters.
Saída à francesa
É a primeira vez que três indicados a Melhor Filme são dirigidos por mulheres: Vidas Passadas (Celine Song), Barbie (Greta Gerwig) e o francês Anatomia de uma Queda (Justine Triet). O filme de Triet levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e seria um forte candidato a Melhor Filme Internacional, mas a França não o escolheu como seu representante. Em vez disso, selecionou O Sabor da Vida – que não conseguiu uma vaga na categoria.
Você pode entender melhor o caso de Anatomia de Uma Queda neste texto da Super.
Sem tecla SAP
Lily Gladstone, de Assassinos da Lua das Flores, tornou-se a segunda indígena a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz (a primeira foi a mexicana Yalitza Aparicio em 2019, por Roma). Gladstone viveu até os 11 anos de idade na reserva da tribo Blackfeet. Foi dela a sugestão para que a maioria dos diálogos de sua personagem, Molly, fosse na língua dos Osage – povo cujo genocídio é o tema do filme dirigido por Martin Scorsese.
A casa do Holocausto
O diretor britânico Jonathan Glazer levou dez anos para produzir Zona de Interesse, indicado a cinco Oscars (entre eles, o de Melhor Filme). Fez diversas visitas a Auschwitz para contar a história do Holocausto sob um recorte incomum: o da família de Rudolf Höss, oficial nazista que comandava o campo de concentração. Eles viviam em uma casa de campo nas redondezas – e empregavam prisioneiros judeus.
Perdeu, Mickey
A Disney comprou a Fox em 2019. No pacote, adquiriu Nimona, sobre uma adolescente capaz de se transformar em várias criaturas. Executivos da empresa, contudo, discordavam da temática LGBTQ+ do projeto (em especial, um beijo entre dois personagens do mesmo sexo) e o cancelaram. Em 2022, a Netflix e o estúdio Annapurna resgataram o filme, que estreou em 2023 – e, agora, concorre a Melhor Animação.
Pacote furado
A criação do Cheetos superpicante. Essa é a premissa inusitada de Flamin’ Hot, que concorre em Canção Original (e está disponível no Star+). É baseado na autobiografia de Richard Montañez – ele teria inventado o sabor (o tal flamin’ hot) quando era zelador numa fábrica da Frito-Lay. Mas há um furo: segundo uma investigação do Los Angeles Times, que entrevistou dezenas de ex-funcionários da empresa, não há registro de que Richard tenha criado o salgadinho.