Ancestral do passarinho do Twitter é descoberto na França

Pássaro talhado em um pedaço de pedra pode ser uma das primeiras obras de arte feitas apenas pelo prazer de fazer arte

Por Pâmela Carbonari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h59 - Publicado em 16 mar 2016, 18h15

Apesar do Twitter ter sido criado apenas em 2006, o desenho de um pássaro muito parecido com seu logo foi descoberto em um pedaço de pedra talhada há mais de 35 mil anos. Cientistas do Instituto Nacional de Pequisas Arqueólogicas da França encontraram uma gravura de um passarinho jogada em meio às sobras de um ateliê de escultura, perto da cidade de Bergerac, no sudoeste do país.

LEIA: No tempo das aves do terror e a descendente seriema

O bloco de sílex, pedra bastante dura comum na região, mostra uma ave de cerca de cinco por cinco centímetros que parece estar voando, bebendo ou até mesmo paquerando – pose semelhante ao pássaro do Twitter. O desenho feito durante o período Paleolítico pode ser uma das primeiras obras de arte do mundo feitas sem a preocupação de perdurar ou contar um relato. Em comunicado oficial, o pesquisador Laurence Bourguignon, que dirige o estudo, destaca o caráter naturalista e efêmero da gravura.

Para o Instituto, a descoberta do “ancestral do Twitter” é uma prova de que as manifestações artísticas da época não estavam exclusivamente ligadas a crenças, hábitos ou vínculos sociais, mas também havia espaço para expressões artísticas criativas e lúdicas – o homem já era capaz de fazer arte pela arte. “Quem pode dizer se esse passarinho não foi talhado por seu autor, muito talentoso, apenas para acabar com o tédio?”, pergunta Bourguignon.