Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Por que as vacas lambem sal?

As vacas têm necessidade de consumir cloreto de sódio (sal de cozinha) e outros sais minerais para se manter saudáveis. É que essas substâncias são indispensáveis para a contração dos músculos, a formação dos tecidos ósseos e a manutenção do equilíbrio das principais funções orgânicas dos animais. Por isso, é comum vermos no cocho, junto […]

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h14 - Publicado em 18 abr 2011, 18h51

As vacas têm necessidade de consumir cloreto de sódio (sal de cozinha) e outros sais minerais para se manter saudáveis. É que essas substâncias são indispensáveis para a contração dos músculos, a formação dos tecidos ósseos e a manutenção do equilíbrio das principais funções orgânicas dos animais. Por isso, é comum vermos no cocho, junto com a ração, uma boa porção de sal de cozinha. Mas e na natureza? Onde as vacas conseguem encontrar a substância? Elas retiram sal das plantas e também do solo, quando arrancam nacos de capim cheios de terra. Ao contrário do que se possa pensar, no entanto, a quantidade que vacas e bois consomem, em torno de 60 gramas por dia, não é nada exagerada.

O homem, que tem um quarto do peso desses animais, ingere, em média, 12 gramas de sal diariamente. Se nosso peso fosse equivalente ao dos bovinos, iríamos ingerir quase 50 gramas diários. No reino animal, as vacas não são os únicos bichos que consomem sal in natura. Os elefantes também têm necessidade de ingerir a substância para se manter saudáveis.

Publicidade