Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

10 hábitos simples que podem acelerar o seu metabolismo

Por EXAME.com
Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 5 ago 2015, 16h00

Por Daniela Barbosa

Muitas vezes vilão para quem não consegue perder peso, o metabolismo pode ser entendido como a quantidade de calorias que o organismo consome para cumprir determinados papéis, como o simples ato de respirar. 

Não conseguir emagrecer pode sim estar ligado a um metabolismo mais lento, mas algumas medidas simples podem acelerar a função metabólica do organismo, fazendo com que o corpo gaste mais calorias para realizar as mesmas atividades.

A pedido de EXAME.com, o médico Antônio Carlos Till, do Vita Check-up Center, listou 10 hábitos simples que podem ajudar a acelerar o seu metabolismo, veja quais são eles.

1. Não pule refeições

Engana-se quem acha que pular refeições ajuda no processo de emagrecimento. De acordo com o especialista, pular refeições prejudica o metabolismo e não faz com que pessoa perca peso. 

Continua após a publicidade

“O que realmente impactará na perda de peso corporal é a quantidade e a qualidade do que é ingerido. Portanto, faça suas refeições em intervalos máximos de 4 horas”, afirma Dr. Till. 

2. Priorize o sono

Dormir adequadamente é fundamental. Segundo o Dr. Till, o metabolismo da glicose é afetado em pessoas que dormem menos do que a sua necessidade. 

É importante lembrar, no entanto, que cada pessoa tem uma necessidade diária diferenciada, que pode variar de 6 a 8 horas de sono. O importante é que o sono seja suficiente para ela ficar descansada.

Continua após a publicidade

3. Beba muita água

Manter o corpo hidratado também é bom para o metabolismo. Estudos já mostraram que a ingestão de muita água pode facilitar a queima de calorias. “Pois facilita o transporte de vitaminas e ajuda a eliminar toxinas, melhorando também a função intestinal. Beba bastante líquido, de 2 a 3 litros por dia”, afirma o médico.

4. Mexa-se

Obviamente que atividade física acelera o metabolismo. O exercício, segundo Till, é de fundamental valor. O especialista alerta que o ideal é associar exercícios aeróbicos a treinamentos anaeróbicos, como musculação, além, é claro de uma alimentação equilibrada. 

Continua após a publicidade

5. Beba café

Para o especialista, o consumo de cafeína estimula o corpo e também aumenta a capacidade de queima de calorias.

6. Fique longe dos sucos industrializados

Embora seja de fruta e aparentemente saudável, sucos de frutas industrializados possuem excesso de açúcar e conservantes químicos, além de outras substâncias prejudiciais ao organismo.   “Ao contrário da cafeína, ele pode tornar lento os processos metabólicos”. 

Continua após a publicidade

7. Coma proteína

Além de manter o corpo sempre hidratado, comer uma quantidade adequada diariamente de proteína é muito importante.

Segundo o dr. Till, a proteína dá energia e facilita a mobilidade e a queima de calorias de uma forma mais rápida.

8. Consuma gorduras do bem

Nem sempre um alimento mais calórico é ruim. De acordo com o dr. Till, as pessoas necessitam de calorias para o bom funcionamento do organismo. 

Continua após a publicidade

“As gorduras constituem-se em importante fonte calórica e devemos consumir as gorduras saudáveis, as insaturadas, encontradas em peixes, certos tipos de óleos e castanhas, além do abacate. Deve-se evitar, no entanto, as gorduras saturadas e trans”.

9. Evite alguns adoçantes

Substituir o açúcar por adoçante nem sempre é uma escolha saudável, pois o uso de alguns adoçantes pode aumentar o apetite e fazer com que o corpo demande mais carboidratos, os quais são mais difíceis de serem quebrados reduzindo o metabolismo do nosso corpo.

10. Relaxe

E por fim, relaxe. Diversos estudos mostram que o estresse em determinados níveis é positivo para a nossa vida e pode, no longo prazo, contribuir para a preservação de nossa capacidade intelectual, funcionando inclusive como uma “prevenção” para a demência e o Alzheimer. 

“Quando excessivo, no entanto, o estresse leva a liberação de grande quantidade de cortisol, atrapalhando nosso metabolismo e podendo resultar em acúmulo extra de gordura”, conclui Till. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.