Antidepressivo pode viciar como opioide
Nos EUA, tianeptina é vendida até em postos de gasolina – e começa a fazer vítimas.
A tianeptina, que foi inventada por cientistas franceses na década de 1960, também tem outro lado: começou a ser usada como droga recreativa nos EUA, onde já está fazendo os primeiros viciados e foi apelidada de “heroína de posto de gasolina”.
Isso porque, embora essa substância não tenha sido aprovada para uso como medicamento nos EUA, lá ela é comercializada como suplemento alimentar, inclusive em lojas de conveniência de postos.
A tianeptina não é um opioide – classe de analgésicos altamente viciantes, que inclui a morfina e o fentanil –, mas atua de forma similar, pois se conecta a receptores opioides presentes no cérebro (1).
Por isso, esse antidepressivo (que no Brasil é vendido como medicamento, nas farmácias) também pode causar dependência química e síndrome de abstinência, bem como a chamada “habituação”: as pessoas que fazem uso recreativo da droga têm de ir aumentando a dose dela para conseguir sentir algum efeito.
Fonte 1. The atypical antidepressant and neurorestorative agent tianeptine is a µ-opioid receptor agonist. MM Gassaway e outros, 2014.