GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Carboidratos e regime não combinam

Ok, esse tipo de alimento engorda mesmo. Mas você precisa dele para continuar vivo, mesmo estando de dieta

Batata, arroz, pães, massas… Alimentos desse tipo, ricos em carboidratos, frequentemente são banidos das dietas de emagrecimento. É verdade, essas comidas realmente engordam. Mas você não pode eliminar carboidratos da sua vida assim, por completo. Eles são nutrientes indispensáveis – uma das principais fontes de energia para o corpo. Contribuem, por exemplo, com boa parte do combustível que alimenta nosso cérebro, a medula e os nervos periféricos. É por isso que dietas pobres em carboidratos podem trazer prejuízos ao sistema nervoso central, provocando cansaço, enjoos e fraqueza.

Indispensáveis, sim, mas prejudiciais à saúde se consumidos em excesso. Cada grama de carboidrato fornece ao nosso organismo, em média, 4 calorias. Portanto, se você não regular a quantidade, pode ver seu índice de gordura corpórea crescer rapidamente. O ideal é adotar um plano alimentar balanceado e ser criterioso na hora de escolher alimentos ricos nesse tipo de nutriente (veja os quadros abaixo). Prefira os integrais, sempre. Eles aumentam a sensação de saciedade, fornecem fibras que melhoram o trânsito intestinal e reduzem os picos de secreção de insulina, prevenindo o organismo contra várias doenças.

ONDE ESTÃO OS CARBOIDRATOS
Arroz, milho, batata, mandioca, farinhas, pães, bolos, doces, bolachas, biscoitos e macarrão, entre outros.

POR QUE SÃO IMPORTANTES
Fornecem energia para que nosso organismo dê conta das atividades diárias, como andar, trabalhar, estudar.

Na hora de escolher
Saiba o que pode substituir seu pãozinho francês no café-da-manhã sem que você corra o risco de engordar

Pão francês = Biscoito de água, aveia ou maisena x 6 = Bolacha de água e sal x 4 = Torrada integral x 3 = Bisnaguinha de leite x 2 = Fatia de pão branco ou integral x 2 = Fatia média de pão italiano = Fatia pequena de bolo = Fatia média de panetone de frutas = Pão de queijo pequeno = Pão de hambúrguer