Clique e Assine por apenas 8,90/mês

Carboidratos e regime não combinam

Ok, esse tipo de alimento engorda mesmo. Mas você precisa dele para continuar vivo, mesmo estando de dieta

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h39 - Publicado em 25 fev 2011, 22h00

Batata, arroz, pães, massas… Alimentos desse tipo, ricos em carboidratos, frequentemente são banidos das dietas de emagrecimento. É verdade, essas comidas realmente engordam. Mas você não pode eliminar carboidratos da sua vida assim, por completo. Eles são nutrientes indispensáveis – uma das principais fontes de energia para o corpo. Contribuem, por exemplo, com boa parte do combustível que alimenta nosso cérebro, a medula e os nervos periféricos. É por isso que dietas pobres em carboidratos podem trazer prejuízos ao sistema nervoso central, provocando cansaço, enjoos e fraqueza.

Indispensáveis, sim, mas prejudiciais à saúde se consumidos em excesso. Cada grama de carboidrato fornece ao nosso organismo, em média, 4 calorias. Portanto, se você não regular a quantidade, pode ver seu índice de gordura corpórea crescer rapidamente. O ideal é adotar um plano alimentar balanceado e ser criterioso na hora de escolher alimentos ricos nesse tipo de nutriente (veja os quadros abaixo). Prefira os integrais, sempre. Eles aumentam a sensação de saciedade, fornecem fibras que melhoram o trânsito intestinal e reduzem os picos de secreção de insulina, prevenindo o organismo contra várias doenças.

ONDE ESTÃO OS CARBOIDRATOS
Arroz, milho, batata, mandioca, farinhas, pães, bolos, doces, bolachas, biscoitos e macarrão, entre outros.

POR QUE SÃO IMPORTANTES
Fornecem energia para que nosso organismo dê conta das atividades diárias, como andar, trabalhar, estudar.

Continua após a publicidade

Na hora de escolher
Saiba o que pode substituir seu pãozinho francês no café-da-manhã sem que você corra o risco de engordar

Pão francês = Biscoito de água, aveia ou maisena x 6 = Bolacha de água e sal x 4 = Torrada integral x 3 = Bisnaguinha de leite x 2 = Fatia de pão branco ou integral x 2 = Fatia média de pão italiano = Fatia pequena de bolo = Fatia média de panetone de frutas = Pão de queijo pequeno = Pão de hambúrguer

Publicidade