Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Carboidratos… engordam se consumidos à noite

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h06 - Publicado em 18 mar 2011, 22h00

Parece lenda urbana: se você comer carboidratos após as 18 horas, estará condenado a uma vida de obesidade. Não há fundamento científico que comprove essa tese. “O metabolismo é realmente mais lento no período da noite, mas o corpo continua funcionando, até mesmo quando você dorme. O horário em que consome o carboidrato não faz diferença, e sim a quantidade”, diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar, de São Paulo. Ou seja, o que interessa é o total de calorias ingeridas e queimadas nas últimas 24 horas, e não imediatamente antes de dormir.

“Para quem malha à noite, por exemplo, os carboidratos são essenciais para repor a energia gasta no treino. A falta do nutriente no jantar pode desencadear uma hipoglicemia noturna (níveis baixíssimos de açúcar no sangue), podendo levar à fome compulsiva na madrugada ou então pela manhã”, alerta a nutricionista Heloísa Guarita, da RGNutri Consultoria Nutricional, de São Paulo. Se sua intenção é emagrecer, você deve controlar a ingestão desse tipo de alimento no período em que estiver mais sedentário – seja a manhã, seja a tarde ou a noite. Para comer sem culpa, prefira sempre as versões integrais de massas e pães, que contêm mais fibras e colaboram para aumentar a sensação de saciedade.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.