Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Covid-19 pode causar inflamação rara em crianças, diz estudo

Pesquisa americana aponta risco de os mais jovens apresentarem sintomas severos – sobretudo aqueles que já sofrem de outras condições crônicas.

Por Guilherme Eler
15 Maio 2020, 11h48

O novo coronavírus representa uma ameaça maior à população idosa. Por terem mais chances de sofrer com outras doenças (como problemas cardíacos ou diabetes, por exemplo) e uma resposta imune mais desregulada, eles costumam ser infectados mais facilmente – além de sofrerem mais com os sintomas da Covid-19 e apresentarem recuperação mais demorada.

Não à toa, o número de óbitos nessa faixa etária costuma ser bem maior. No Brasil, 69% dos 14 mil mortos tinha mais de 60 anos. Em países como Itália e Espanha, onde a população de idosos é mais numerosa, estima-se que esse total possa chegar a 95% dos óbitos.

Já se sabe que a maior vulnerabilidade dos mais velhos, no entanto, não exclui o risco para os jovens. E, segundo um estudo produzido pela Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, é possível que a extensão desses problemas venha sendo subestimada. A pesquisa, publicada na revista científica Jama Pediatrics, foi a primeira a analisar jovens dos Estados Unidos que desenvolveram uma condição rara associada à Covid-19. Trata-se de um tipo de síndrome inflamatória grave, que afeta múltiplos órgãos e pode ser encontrada seis semanas após a criança ou adolescente ter contraído o novo coronavírus.

Entre 14 de março e 3 de abril, o estudo acompanhou 48 pessoas – a maioria delas tinha entre 4 e 16 anos – com Covid-19, que estavam internadas em UTIs pediátricas nos Estados e Canadá. 40 deles sofriam de outros problemas de saúde, como obesidade, diabetes, ou problemas crônicos nos pulmões.

Por causa da Covid-19, mais de 20% dos pacientes analisados sofreram falha em algum órgão – principalmente o pulmão. Quase 40% precisaram de ventiladores mecânicos para respirar, e o tempo de internação foi maior do que a média dos infectados – que costuma ser por volta de duas semanas. Ao final do período do estudo, 1 em cada 3 ainda respirava por aparelhos. Dois deles morreram.

Continua após a publicidade

Segundo um pronunciamento do governo de Nova York do dia 13 de maio, agentes de saúde suspeitam que 102 crianças e adolescentes do estado teriam apresentado as mesmas complicações. A mesma síndrome associada à Covid-19 também vem sendo investigada em jovens na Europa, como na Itália e Inglaterra. Febre alta e persistente, pressão baixa e dores abdominais são apontados como os principais sintomas. Estas são respostas parecidas àquelas causadas por outros quadros inflamatórios, como a doença de Kawasaki, que causa inflamações na corrente sanguínea – ainda que certos especialistas rejeitem a comparação.

A taxa de óbitos de crianças e adolescentes apontada pelo estudo segue baixa se comparada a de adultos, é verdade. Como destacou a revista Science News, 5% dos casos de UTI analisados no estudo morreram devido ao novo coronavírus. No caso dos adultos, a mortalidade nos casos internados EUA pode variar entre 50% e 62%. O impacto que a doença pode ter na saúde de pessoas em cada faixa etária, no entanto, é algo que ainda precisa ser mais estudado. E a importância da prevenção e do isolamento social continua valendo para todos, claro.

“A ideia de que a Covid-19 poupa os mais jovens é falsa”, disse Lawrence C. Kleinman, co-autor do estudo, em comunicado. “Enquanto crianças que sofrem de outras condições crônicas, incluindo obesidade, são mais propensas a ficarem doentes, é importante notar que crianças sem doenças crônicas também estão em risco. Pais precisam continuar levando o vírus à sério”, completa.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.