Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Publicidade

Tudo sobre Covid-19

O Programa Antiviral para Pandemias quer pôr medicamentos por via oral contra o Sars-CoV-2 nas farmácias até o final do ano – e também atacar outros vírus com potencial pandêmico.
SI_429_A-Origem_site
Saúde

A origem do vírus

Por Bruno Garattoni Atualizado em 21 jun 2021, 20h57 - Publicado em 18 jun 2021, 07h58
O Instituto de Virologia de Wuhan fazia pesquisas com coronavírus – incluindo o RaTG13, ancestral mais próximo do Sars-Cov-2. Não seguia todas as normas de segurança. E, em 2015, sua principal cientista inseriu a proteína spike num vírus de morcego para torná-lo capaz de infectar células humanas. Entenda por que a tese de que o Sars-CoV-2 surgiu num acidente de laboratório, inicialmente descartada, volta a ganhar força.
Netflix e companhia já eram uma ameaça real ao futuro das salas de exibição, mesmo com blockbusters bem-sucedidos. Então veio a covid-19. E agora? O hábito de ir ao cinema pode estar com os dias contados?
No século 19, o coronavírus OC43 pode ter causado uma pandemia global. Ele segue entre nós, mas numa versão branda. Será esse o futuro do Sars-Cov-2?
Os resultados de um estudo preliminar indicam que o imunizante protege contra casos graves e moderados da doença, além de combater variantes. Saiba detalhes sobre a vacina.
Já começou a confundir as siglas e não sabe qual é a melhor máscara para usar? Nesse vídeo a gente aponta a eficácia e as diferenças entre cada uma delas.
03-06_covidempresas_SITE
Sociedade

Nos EUA, empresas oferecem recompensas a clientes e funcionários para acelerar vacinação

Por Carolina Fioratti Atualizado em 3 jun 2021, 20h17 - Publicado em 3 jun 2021, 20h16
O ceticismo de alguns americanos levou empresas como a Apple, Pepsi e McDonald`s a oferecerem folgas remuneradas para quem fosse se vacinar. O objetivo do país é imunizar 70% dos adultos até julho.
02-06_furto_SITE
Sociedade

Crime nas cidades diminuiu um terço durante a pandemia

Por Luisa Costa Atualizado em 2 jun 2021, 20h26 - Publicado em 2 jun 2021, 20h04
Dentre os delitos analisados em 27 metrópoles ao redor do mundo, roubos e furtos caíram quase 50%. Os homicídios, porém, diminuíram apenas 14% – sinal de que violência doméstica e violência de gangues não param com os lockdowns.
Cachorros treinados conseguiram identificar se uma pessoa estava infectada, cheirando pedaços de máscaras e roupas usadas por ela, com precisão de 94,3%
Nada pode ser mais efetivo contra a pandemia do que um lockdown no país todo. Já está claro, porém, que isso não vai acontecer. Para salvar mais vidas, então, são necessárias medidas alternativas, que têm dado certo em outros países.
Para a saúde pública, não faz sentido deixar gente sem a dose número dois para ampliar a quantidade de pessoas que receberam a dose número um.
Aparelho mede o nível de compostos orgânicos na expiração, que supostamente muda quando a pessoa está com a doença; técnica será testada em 3.500 pessoas
Nenhuma, na prática: a confusão de letras e números é resultado das diferentes siglas que cada país usa para se referir ao mesmo tipo de máscara.
A combinação dos medicamentos banlanivimabe e etesevimabe é a terceira terapia aprovada pela Anvisa. Em teste clínico, eles reduziram o número de hospitalizações e óbitos em 70%
Cientistas treinam abelhas para farejar Covid-19
Ciência

Cientistas treinam abelhas para farejar Covid-19

Por Maria Clara Rossini 11 Maio 2021, 18h31
Os insetos treinados na Holanda já conseguem identificar fluidos corporais de pessoas infectadas pelo coronavírus. A habilidade poderia agilizar o diagnóstico ou identificar partículas contaminadas no ambiente.
Mesmo antes da morte que levou a Anvisa a suspender a aplicação do imunizante em grávidas, ela já tinha indicação restrita para esses casos. Motivo: há poucos dados sobre a segurança da vacina em gestantes
Reino Unido vai aplicar terceira dose da vacina em pessoas acima de 50 anos
Saúde

CureVac: nova vacina alemã pode acelerar imunização contra a Covid-19

Por Rafael Battaglia Atualizado em 24 Maio 2021, 13h42 - Publicado em 6 Maio 2021, 14h16
Ela usa a mesma técnica que as vacinas da Pfizer e da Moderna, mas com uma diferença: é mais fácil de armazenar – e transportar.
cigarro-covid
Ciência

Estudo que relacionava tabagismo a menor chance de ter Covid-19 é retirado do ar

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 31 Maio 2021, 11h44 - Publicado em 28 abr 2021, 18h20
A decisão foi tomada após os editores descobrirem que dois pesquisadores têm relação com a indústria do tabaco.
1) O vírus não será erradicado. 2) A vacinação de hoje é só a primeira de muitas. 3) A grama dos gringos não é tão verde quanto parece.
A pandemia levou a um aumento de 31% na média de mortes do Brasil em 2020 – mas ainda não foi suficiente para superar o número de nascimentos.
Publicidade