Robô-cirurgião implanta osso em cão
A IBM americana desenvolveu um robô que faz cirurgias completas. A primeira experiência foi substituir a bacia danificada de um cachorro vítima de artrite por uma prótese produzida com um osso da pata de um animal morto.
Recentemente, um cirurgião fez a sua estréia substituindo a bacia danificada de um cachorro vítima de artrite por uma prótese produzida com um osso da pata de um animal morto. O implante não é novidade, mas o cirurgião, sim: trata-se de um robô, o Robodoc, desenvolvido durante quatro anos pela IBM americana, com ajuda da Universidade da Califórnia. Robôs já entraram em salas cirúrgicas outras vezes, mas somente para determinar a posição correta dos instrumentos em operações delicadas, como as de cérebro.
Essa, no entanto, foi a primeira vez em que uma máquina fez toda a cirurgia, do corte até a sutura. A dificuldade nesse tipo de implante está em furar os ossos para prender as articulações artificiais. Um milímetro de desvio pode, mais tarde, atrapalhar a movimentação do paciente. Nas mãos habilidosas do Robodoc, porém, o risco não existe, pois o furo obedece rigorosamente os cálculos do computador. Segundo os cientistas, o novo cirurgião tem uma carreira promissora e deve operar os primeiros pacientes humanos já dentro de um ano.
Vídeo de lobo selvagem roubando armadilha pode ser primeiro registro de uso de ferramentas na espécie
Estudo sugere que pombos percebem o campo magnético da Terra pelos ouvidos
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Últimas ararinhas-azuis da natureza são diagnosticadas com vírus letal – comprometendo o futuro da espécie
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro







