Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

Colocar silicone nos seios faz mal à saúde?

Um implante de silicone pode melhorar o humor e a autoestima de sua proprietária, mas também trazer alguns problemas.

Por André Bernardo
Atualizado em 14 set 2017, 13h36 - Publicado em 24 jan 2011, 22h00

Próteses muito grandes podem causar desde estrias e falta de ar até má postura e dor muscular.

Aliás, turbinar os seios não é muito aconselhável para quem corre o risco de desenvolver câncer de mama: ele não causa a doença, mas prejudica o diagnóstico precoce. “Dependendo do tamanho da prótese, só a ressonância magnética é capaz de identificar os nódulos”, diz o mastologista (especialista em glândulas mamárias) Roberto Vieira, da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Mas a principal vítima do silicone XG é a coluna. “Carregar uma prótese muito grande é como tocar bumbo em um desfile: você pode até começar bem, mas, em pouco tempo, vai estar toda encurvada”, diz o cirurgião plástico Sérgio Levy, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Rio de Janeiro. A ortopedista Maria Fernanda Silber Caffaro, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, vai além: “Em alguns casos, as próteses causam até hérnia de disco. Isso porque elas aceleram o desgaste das vértebras, que funcionam como amortecedores da coluna vertebral”.

E o que seria uma prótese “muito grande”? O conceito varia de acordo com a altura, diâmetro do tórax, busto natural e outras características da paciente: uma prótese de 300 mililitros pode ser exagerada em mulheres baixas, mas natural em outras mais altas.

Continua após a publicidade

Os problemas que o silicone nos seios pode causar

Prótese: 125 a 250 ml.
Riscos: Como qualquer cirurgia, esta pode causar hematomas e infecções. Embora ocorra em apenas 2% dos casos, a rejeição à prótese pode causar endurecimento do silicone e dor nos seios.

Prótese: 250 a 400 ml.
Riscos: A detecção precoce de câncer da mama já é prejudicada. Dependendo da constituição física da siliconada, podem surgir vícios de postura, falta de ar e dores nas costas.

Prótese: 400 a 700 ml.
Riscos: A região lombar é sobrecarregada e as articulações sofrem desgaste precoce. Além disso, o peso do silicone favorece desvios da coluna e distensão permanente da pele.

Prótese: Acima de 700 ml.
Riscos: Neste ponto, a prótese pode causar atrofia das glândulas mamárias e perda de sensibilidade nos seios. A sobrecarga passa a provocar degeneração nos ossos e nas vértebras.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.