Clique e Assine por apenas 8,90/mês

Primeira viagem tripulada da SpaceX acontecerá em maio

A NASA anunciou que deve levar dois astronautas à Estação Espacial Internacional no final do mês, usando um foguete de Musk

Por Maria Clara Rossini - Atualizado em 20 abr 2020, 17h51 - Publicado em 20 abr 2020, 17h45

Enquanto o coronavírus está mudando planos e cancelando eventos aqui na Terra, o clima está mais tranquilo no espaço. A pandemia não impediu que a NASA anunciasse a primeira viagem tripulada da SpaceX, que deve ocorrer no dia 27 de maio. Essa é a primeira vez em 10 anos que a agência espacial envia uma missão tripulada partindo dos Estados Unidos.

Os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley fazem parte da missão Demo-2, que levará os tripulantes para a Estação Espacial Internacional. O período que eles vão passar por lá ainda está indefinido.

O anúncio veio por meio de um tweet de Jim Bridenstine, administrador da NASA: “No dia 27 de maio, a NASA mais uma vez vai lançar astronautas americanos em foguetes americanos em solo americano”

O projeto se chama Launch America. O motivo para tanta publicidade em torno do patriotismo americano é simples: desde julho de 2011, a agência tem usado somente foguetes russos, que partem do Casaquistão, para enviar astronautas à estação espacial. 

Desta vez, os dois tripulantes vão sair do Kennedy Space Center, na Flórida. Esse é o mesmo local que lançou as espaçonaves da missão Apollo, responsável por levar 12 astronautas à Lua. O foguete será lançado às 16:32 no horário local (17:32 no horário de Brasília) e deve chegar na Estação após 24 horas.

Os astronautas vão embarcar em um foguete da SpaceX, empresa de sistemas aeroespaciais fundada por Elon Musk. Os foguetes da empresa já são usados pela NASA desde 2012 para enviar suprimentos à Estação Espacial Internacional, como é o caso da cápsula Dragon. No entanto, essa será a primeira vez que eles carregam humanos. Quem fará as honras é a Crew Dragon, uma versão modificada da cápsula de suprimentos.

Continua após a publicidade

Duas fabricantes do setor privado competiam para criar uma cápsula que pudesse levar a tripulação ao espaço: SpaceX e Boeing. A primeira, como você já sabe, acabou ganhando com a Crew Dragon. A candidata da Boeing, chamada Starliner, ficou para trás depois de apresentar um problema com o relógio durante um teste em dezembro de 2019.

Em março deste ano, a Crew Dragon orbitou a Estação Espacial com um manequim a bordo e retornou em segurança. Agora, o último teste da cápsula será levar os dois astronautas para testar o sistema operacional na prática, o que torna SpaceX a primeira companhia privada a mandar pessoas ao espaço.

Publicidade