Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Tudo sobre Estação espacial

O fim da Estação Espacial Internacional

Por Rodrigo Oliveira, Leonardo Pujol e Bruno Garattoni 18 mar 2022, 07h54
A maior estrutura já construída fora da Terra está com os dias contados: a ISS será desativada. Saiba como, quando e por que isso vai acontecer – e conheça as estações que pretendem substituí-la.

Astronauta quebra o recorde da Nasa de mais dias passados no espaço

Por Luisa Costa Atualizado em 17 mar 2022, 13h07 - Publicado em 16 mar 2022, 19h36
O astronauta Mark Vande Hei bateu a marca de 341 dias consecutivos no espaço, a bordo da ISS. O recorde mundial continua com o russo Valeri Polyakov, que passou 437 dias no espaço na década de 1990.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (03) pela Roscosmos, agência espacial russa. Atualmente há quatro astronautas americanos, dois russos e um alemão vivendo na ISS.
Eles têm suprimentos de sobra para seis meses – mas esse não seria o único (nem o maior) problema.

Estação Espacial Internacional será aposentada em 2030

Por Luisa Costa Atualizado em 3 fev 2022, 18h31 - Publicado em 3 fev 2022, 18h22
O laboratório espacial está na terceira década de funcionamento e deixará de orbitar a Terra com um mergulho no “Ponto Nemo”, no Oceano Pacífico. Entenda.
As experiências científicas vão bem – mas a ISS e seus hóspedes também têm problemas.
Astronautas cultivaram uma variedade mexicana, a "Española Improved", na Estação Espacial Internacional; planta demorou mais do que o esperado para crescer
Os testes com armas anti-satélite geraram detritos espaciais, e fizeram com que os astronautas se abrigassem em cápsulas de proteção

Blue Origin pretende construir nova estação espacial

Por Carolina Fioratti 26 out 2021, 15h58
A empresa de Jeff Bezos, em parceria com outras instituições privadas, tem planos de colocar o módulo em órbita até 2030. A estação poderá substituir a ISS.

Equipe russa chega à Estação Espacial Internacional para rodar primeiro filme em órbita

Por Carolina Fioratti Atualizado em 5 out 2021, 16h48 - Publicado em 5 out 2021, 16h47
O diretor e a protagonista do longa “The Challenge” ficarão 12 dias gravando na locação. O feito pode desbancar Tom Cruise e a SpaceX, que também planejavam uma produção cinematográfica espacial.

China envia primeiros astronautas para a construção de sua nova estação espacial

Por Carolina Fioratti Atualizado em 17 jun 2021, 17h30 - Publicado em 17 jun 2021, 17h06
Eles ficarão em órbita durante três meses para instalar e testar equipamentos. Base de pesquisa deve ficar pronta em 2022.

Entenda por que a SpaceX está enviando filhotes de lula ao espaço

Por Luisa Costa Atualizado em 8 jun 2021, 14h17 - Publicado em 4 jun 2021, 20h24
A missão ainda leva 5 mil tardígrados e uma série de experimentos científicos à Estação Espacial Internacional. Saiba como eles serão utilizados.
A ISS não sofreu danos significativos, mas os milhões de detritos em nossa órbita têm potencial para danos maiores porque viajam a velocidades altíssimas.

Rússia pretende enviar espaçonave de propulsão nuclear para Júpiter

Por Luisa Costa Atualizado em 26 Maio 2021, 18h14 - Publicado em 26 Maio 2021, 18h13
Plano da Roscosmos, a agência espacial do país, é lançar nave com um reator pequeno, capaz de gerar o equivalente a 500 kilowatts de energia

Coração de astronauta encolheu 27% após um ano no espaço

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 31 mar 2021, 17h40 - Publicado em 31 mar 2021, 17h39
A atrofia pode ser explicada pela ausência da força da gravidade. O mesmo foi observado no nadador Benoît Lecomte depois de nadar por 159 dias.
O laboratório idealizado pelas nações seria instalado na própria superfície do satélite ou em sua órbita.

SpaceX leva células ao espaço

Por SUPER Atualizado em 18 dez 2020, 14h11 - Publicado em 10 dez 2020, 14h10
A ideia é usá-las para estudar os efeitos da microgravidade na perda muscular durante viagens ao espaço.
Nesta semana, o americano Victor Glover fez história ao se tornar o primeiro astronauta negro a se juntar à equipe da Estação Espacial – e o 15º a viajar para o espaço. Saiba quais nomes vieram antes dele.
Mesmo sem gravidade, o micróbio foi capaz de extrair das rochas elementos úteis para viabilizar a vida humana fora da Terra.