Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Tudo sobre Estação espacial

As experiências científicas vão bem – mas a ISS e seus hóspedes também têm problemas.
Astronautas cultivaram uma variedade mexicana, a "Española Improved", na Estação Espacial Internacional; planta demorou mais do que o esperado para crescer
Os testes com armas anti-satélite geraram detritos espaciais, e fizeram com que os astronautas se abrigassem em cápsulas de proteção
A empresa de Jeff Bezos, em parceria com outras instituições privadas, tem planos de colocar o módulo em órbita até 2030. A estação poderá substituir a ISS.
Ator e diretor russo chegam à estação espacial para fazer o primeiro filme em órbita
Cultura

Equipe russa chega à Estação Espacial Internacional para rodar primeiro filme em órbita

Por Carolina Fioratti Atualizado em 5 out 2021, 16h48 - Publicado em 5 out 2021, 16h47
O diretor e a protagonista do longa “The Challenge” ficarão 12 dias gravando na locação. O feito pode desbancar Tom Cruise e a SpaceX, que também planejavam uma produção cinematográfica espacial.
17-06_china-foguete_SITE

China envia primeiros astronautas para a construção de sua nova estação espacial

Por Carolina Fioratti Atualizado em 17 jun 2021, 17h30 - Publicado em 17 jun 2021, 17h06
Eles ficarão em órbita durante três meses para instalar e testar equipamentos. Base de pesquisa deve ficar pronta em 2022.
Entenda por que a Nasa está enviando filhotes de lula para o espaço

Entenda por que a SpaceX está enviando filhotes de lula ao espaço

Por Luisa Costa Atualizado em 8 jun 2021, 14h17 - Publicado em 4 jun 2021, 20h24
A missão ainda leva 5 mil tardígrados e uma série de experimentos científicos à Estação Espacial Internacional. Saiba como eles serão utilizados.
A ISS não sofreu danos significativos, mas os milhões de detritos em nossa órbita têm potencial para danos maiores porque viajam a velocidades altíssimas.
26-05_jupiter_SITE

Rússia pretende enviar espaçonave de propulsão nuclear para Júpiter

Por Luisa Costa Atualizado em 26 Maio 2021, 18h14 - Publicado em 26 Maio 2021, 18h13
Plano da Roscosmos, a agência espacial do país, é lançar nave com um reator pequeno, capaz de gerar o equivalente a 500 kilowatts de energia
Coração de astronauta encolheu um quarto após um ano no espaço

Coração de astronauta encolheu 27% após um ano no espaço

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 31 mar 2021, 17h40 - Publicado em 31 mar 2021, 17h39
A atrofia pode ser explicada pela ausência da força da gravidade. O mesmo foi observado no nadador Benoît Lecomte depois de nadar por 159 dias.
O laboratório idealizado pelas nações seria instalado na própria superfície do satélite ou em sua órbita.
SI_422_spacexcelulasespaco

SpaceX leva células ao espaço

Por SUPER Atualizado em 18 dez 2020, 14h11 - Publicado em 10 dez 2020, 14h10
A ideia é usá-las para estudar os efeitos da microgravidade na perda muscular durante viagens ao espaço.
Nesta semana, o americano Victor Glover fez história ao se tornar o primeiro astronauta negro a se juntar à equipe da Estação Espacial – e o 15º a viajar para o espaço. Saiba quais nomes vieram antes dele.
Mesmo sem gravidade, o micróbio foi capaz de extrair das rochas elementos úteis para viabilizar a vida humana fora da Terra.
Tecnologia aplicada pode ainda liberar alumínio, ferro e outros pós metálicos para serem utilizados na construção de uma base na Lua.
Banheiro de US$ 23 milhões é enviado para testes na ISS

ISS ganham novas privadas – mais confortáveis e anatômicas

Por SUPER Atualizado em 13 out 2020, 17h52 - Publicado em 1 out 2020, 17h49
Novo modelo de troninho também deve ser usado à bordo do módulo Orion, da Nasa.
O ar está escapando pelo módulo de serviços Zvezda, do lado russo da estação. A Nasa garante, porém, que isso não representa perigo para os tripulantes.
Como você deve imaginar, não há como levar cilindros de O2 na bagagem durante uma viagem espacial. O jeito é produzir o gás no espaço mesmo.
Em 2019, um foguete japonês explodiu em 77 partes. Ontem, uma delas passou próxima à Estação Espacial, obrigando um desvio de rota.
Dez frascos de um sérum facial serão enviados à ISS para serem filmados e fotografados pelos astronautas. Veja quais outras empresas já enviaram "mimos" ao espaço.