A #MulherCientista desta semana analisa o genoma de répteis e anfíbios – e as mudanças na paisagem brasileira ao longo de milhões de anos – para descobrir por que eles evoluiram certas características, e quais deles têm mais chances de sobreviver às mudanças climáticas.
A espécie de camaleão foi encontrada no norte de Madagascar – e possui uma genitália que equivale a um quinto do seu tamanho.
Pequeno réptil que vivia por aqui pode ser parente mais próximo dos gigantes voadores.
Répteis descoloridos, rastreados ou que ameaçam sumir do mapa.
Ele é considerado um "fóssil vivo": trata-se da última espécie viva do seu grupo; e preserva características do ancestral comum entre dinossauros, aves, mamíferos e outros répteis.
Toco de árvore no Canadá continha fósseis entrelaçados de um réptil adulto e seu bebê, que ele tentava proteger de um desastre natural.
Fóssil de réptil voador que viveu há 95 milhões de anos sugere que esses animais eram muito mais diversificados do que se pensava.
Uma nova espécie de cobra-cega – que nem cobra é – acaba de ser descoberta no Espírito Santo. Entenda o que é e onde se esconde o bichinho.
Nos répteis, é a temperatura do ovo que define se o bebê é macho ou fêmea. Mas cada ponta do ovo tem uma temperatura diferente – e isso pode mudar o jogo.
Os quatro primeiros lagartos geneticamente modificados, para a surpresa dos cientistas, eram albinos
Os "treinos" duram até cinco minutos – e vão ajudar os animais a evitar o sedentarismo e, por tabela, a obesidade.
Tudo inspirado nos cavalos de pau radicais de uma espécie de lagarto australiano.
Nada. O barulho é gerado pela bateção e o atrito entre as próprias peças que compõem a extremidade da cauda da cascavel, chamadas guizos.
A tartaruga do rio Mary, que tem guelras nos genitais, é só uma de uma lista de espécies em perigo que são valiosas para estudar a Teoria da Evolução
Quando o assunto são olhos, um é pouco, dois é bom, e quatro... bem, quatro quem tem é o Saniwa ensidens, o réptil extinto que você vê no fóssil abaixo
Nos últimos 16 anos, a maior parte das espécies do réptil se recuperou – e o risco de extinção, embora ainda alto, caiu muito
A presa é expelida ainda com vida. O caso foi registrado em uma cidadezinha do interior do Texas
Fatores ambientais como o solo e vegetação influenciam na capacidade de camuflagem
Criador da Georgia, nos EUA, cruzou exemplares albinos da espécie píton-real até conseguir a melhor pintura que você respeita
Os répteis se lembram da quantidade e qualidade de cada alimento que ingerem. E, se não gostarem de algum prato, tiram ele da lista.