Como o boi engorda comendo só grama?
Na verdade, o que transforma o capim em energia são micro-organismos
Por mais benéficos que sejam os vegetais, alguém que baseasse sua dieta apenas em folhas ficaria sem uma série de nutrientes importantes para a sobrevivência. Então como é que o boi, que pode pesar até 1 000 quilos, se vira só com uma graminha?
A grande diferença está nos 3 pré-estômagos que o bicho possui, chamados de retículo, rúmen e omaso. Nesses órgãos acontece a fermentação, que permite a esses animais digerir alimentos fibrosos, como o capim, e obter energia.
Os seres humanos não produzem a enzima celulase, necessária para digerir a celulose desses alimentos. Os bois também não. Mas eles contam com a ajuda de bactérias, protozoários e fungos presentes nos pré-estômagos, com quem vivem numa relação de simbiose. São esses micro-organismos que fabricam a enzima, fermentam a celulose e se multiplicam – e é essa multiplicação que garante o rebanho.
“O boi tem uma capacidade que os humanos não têm: consegue extrair muita energia e nutrientes dos vegetais. Assim, basta que ele coma capim para chegar a 500 quilos”, diz Luiz Gustavo Pereira, especialista em nutrição de ruminantes da Embrapa.
FONTES Ana Paola Monegaglia, nutricionista diretora da Nutribalance Consultoria Nutricional; Breno Mourão de Sousa, veterinário e especialista em avaliaçao de alimentos para ruminantes.
A Copa de 1958 não existiu: o falso documentário sobre o título do Brasil
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Pesquisadores encontram primeiro “fóssil de raio” na Amazônia
O que é o teorema do macaco infinito?
O que aconteceu quando pesquisadores colocaram brinquedos no tanque desses tubarões







