Conheça Jawlene, a jacaré-fêmea sem maxilar superior resgatada na Flórida
Vídeos da pequena predadora viralizam na internet; entenda como ela perdeu parte da mandíbula.
Em 2023, um morador da Flórida avistou um bebê de jacaré sem a parte de cima do maxilar em uma região pantanosa próxima à Orlando. Ele avisou as autoridades e o réptil foi resgatado dias depois e levado para o parque temático Gatorland, uma atração turístia e de preservação ambiental que abriga mais de 120 jacarés e crocodilos em Orlando.
Lá, a jacaré-fêmea foi tratada e alimentada. Por não conseguir caçar, Jawlene, como foi apelidada, estava extremamente debilitada e precisou de medicamentos e vitaminas para se recuperar.
A equipe do local disse que não dá para saber com certeza como Jawlene perdeu o maxilar superior, mas possivelmente ocorreu um um acidente com a hélice de um barco ou em uma briga com outro jacaré ou crocodilo.
Seu nome é uma homenagem à clássica canção “Jolene”, de Dolly Parton, mas com um trocadilho: “Jaw” significa “mandíbula” em inglês.
Desde então, a cuidadora Savannah Boan posta atualizações frequentes sobre Jawlene nas redes sociais. Mais de dois anos depois de resgatada, a jacaré está bem e crescendo cada vez mais, segundo Boan. Ela até fez amizade com uma tartaruga chamada Nellie Wafer, com quem passa a maior parte do seu tempo na Gatorland.
Os veterinários e especialistas que cuidam de Jawlene acreditam que ela tenha entre quatro e seis anos.
Jawlene pertence a espécie dos jacarés-americano, também chamada de aligátores-americanos. Na Flórida, onde ela vive, existem também crocodilos, que são uma espécie diferente. Para saber como diferenciar os dois predadores, veja este texto aqui em que explicamos em detalhes.
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Segunda superlua do ano ilumina o céu nesta semana; veja quando e entenda o fenômeno
Game de ação baseado em “Zelda” impressiona – e mostra o poder gráfico do Switch 2
A Copa de 1958 não existiu: o falso documentário sobre o título do Brasil
A maneira como você passa o café pode alterar o efeito da bebida no corpo







