Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Manual: como observar as estrelas?

Um guia cósmico com dicas (e aplicativos) para quem quer ser um astrônomo amador. Spoiler: telescópios não são necessários.

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 4 jul 2019, 16h53 - Publicado em 21 Maio 2019, 20h52

Observar o céu é uma das atividades mais antigas da humanidade. Hoje em dia, com mapas e GPS, ninguém precisa se orientar pelas estrelas para achar o caminho de casa.

Mas uma atividade tão interessante não precisa ficar restrita aos astrônomos e observatórios espaciais. Com um pouco de prática, e uma ajudinha do seu celular, é possível olhar para cima e encontrar a constelação do seu signo – ou a do seu cavaleiro do zodíaco favorito.

“A pessoa que vai começar a olhar estrelas tem que saber que a observação acontece em três estágios”, explica o professor Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp, em Bauru (SP). São eles: à olho nu, binóculos e, por último, telescópios. Observar sem nenhum aparelho te dá um campo de visão maior, importante para você se familiarizar com o céu. Depois, caso queira mais precisão, parta para os estágios mais avançados.

Veja outras dicas:

1 – Ache o Norte

Abra os braços e aponte o esquerdo na direção em que o Sol se põe. Fazendo isso, você se colocará de frente para o Norte e de costas para o Sul.

2 – Local e clima

A melhor época para observar estrelas é no inverno, em dias frios e secos. Nessa época, a quantidade de nuvens é menor, deixando o céu mais limpo para as estrelas. Se possível, vá para um lugar alto e com poucas luzes, de preferência no interior.

Continua após a publicidade

3 – Constelações

Usando o Cruzeiro do Sul de referência, encontre as outras com ajuda de um mapa ou app. Se você seguir a linha horizontal do Cruzeiro para a esquerda, ela aponta para a Alpha Centauri, o sistema de estrelas mais próximo do Sol.

4 – Planeta ou estrela?

Há cinco planetas que conseguimos ver a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Eles possuem brilho fixo, enquanto o das estrelas é cintilante e tremeluzente. Além disso, eles se movem mais rápido que as estrelas.

5 – Se perdeu?

Finque duas estacas no chão, distantes 1,5 m entre si. Escolha uma estrela e a observe se mover em relação às estacas: se ela subir, você está de frente para o Leste; se descer, Oeste. Se for para a esquerda, você está olhando para o Norte; para a direita, para o Sul.

Para saber mais…

Sky View Free (IOS, Android)

Continua após a publicidade

Aponte a câmera traseira para o céu e a tela mostra a localização dos astros.

Stellarium (desktop)

É um planetário: digite as coordenadas e observe o céu de qualquer lugar do mundo.

Sky Map (Android)

Continua após a publicidade

Você escolhe um astro e o app mostra onde ele vai estar nas horas seguintes.

Do jeito antigo

Pesquise observatórios abertos à visitação e frequente grupos amadores nas redes. “Em geral, esses lugares tem atendimento público, e os funcionários podem tirar dúvidas de observação por telefone”, disse Rodolfo. Para desbravar o céu, toda ajuda é bem-vinda.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.