Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

O verdadeiro Sistema Solar

Descobertas mostram que o sistema solar tem mais de 60 planetas.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 jan 2023, 18h18 - Publicado em 31 jul 2006, 22h00

Reinaldo José Lopes

Novas teorias mostram que pode haver mais de 60 planetas na órbita do Sol – parte deles, maior que a própria Terra. Enquanto isso, querem rebaixar Plutão para a segunda divisão do Sistema, junto com um monte de astros descobertos nos últimos anos.

Antes eram 9 planetas e pronto. Só que, de uns anos para cá, intrusos com apelidos do naipe de Xena, Papai Noel e Coelhinho da Páscoa apareceram. Não é piada: esses são nomes provisórios de astros que têm tamanho comparável ao de Plutão, e que ninguém tinha detectado. Só que tem mais: deve haver um bocado de outros corpos assim nas fronteiras geladas do sistema solar.

E agora? Bom, um encontro de astrônomos em agosto vai decidir. Nem o “rebaixamento” de Plutão para a categoria de planetóide está descartado. Cada vez mais os cientistas estão percebendo que o cinturão de Kuiper, a região onde ele fica, é um zoológico de corpos pequenos e gelados, cuja composição os torna mais parecidos com cometas do que com planetas para valer. Entre rebaixar Plutão e aceitar dezenas de novos planetas, alguns astrônomos propõem criar várias categorias de astro. Com isso, passaríamos a ter planetas terrestres (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte), jovianos (gigantes feito Júpiter) e transnetunianos (Plutão e a rapa). Enquanto a decisão não vem, saiba um pouco mais sobre o sistema solar que nem os astrônomos conheciam.

Plutão

Diâmetro: 2 306 km.

Distância do Sol: 40 vezes mais longe que a Terra.

Continua após a publicidade

Há quem proponha usar o tamanho do astro como “nota de corte” para definir o que é um planeta. Outros querem que o sistema solar acabe oficialmente no gigante Netuno, já que há vários corpos quase iguais a Plutão, 6 vezes menor que a Terra, na periferia do sistema solar.

Novos planetóides

Diâmetro: De 1 200 km a 2 000 km.

Distância do Sol: De 42 a 51 vezes mais que a Terra .

A família de Plutão é das grandes. Nos últimos 12 anos, descobriram mais de 800 asteróides de gelo na vizinhança do planetinha. E mais recentemente encontraram coisas bem grandes por lá, como os “quase-planetas” Quaoar (1 200 km), Coelhinho da Páscoa (2 000 km) e Papai Noel (1 500 km).

Continua após a publicidade

Sedna

Diâmetro: 1 800 km.

Distância do Sol: De 86 a 900 vezes mais longe que a Terra.

Descoberto em 2003, é o xodó dos astrônomos. Sedna chega a ficar 22 vezes mais longe que Plutão na sua caminhada em torno do Sol (hoje está só 2duas vezes mais distante). E ninguém esperava achar algo parecido com um planeta nesses cafundós.

Nuvem de Oort

Eis a última fronteira do sistema solar. É um reservatório imenso de cometas. Somados, eles teriam massa até 100 vezes maior que a da Terra. Ela começa numa distância 500 vezes maior que a de Plutão, e termina a uns 5 trilhões de km daqui. Tão longe que a luz do Sol leva 7 meses para chegar lá. E chega tão fraquinha quanto a de qualquer outra estrela.

Continua após a publicidade

Xena

Diâmetro: 2 400 km.

Distância do Sol: 97 vezes mais longe que a Terra.

É candidato sério ao título de 10º planeta. Motivo: o astro descoberto em 2005 é maior que Plutão e tem até uma lua, apelidada de Gabrielle. A superfície dele provavelmente está coberta de metano (gás natural) congelado, e seu interior é formado por rocha e gelo.

Planetas escondidos

Diâmetro: Desconhecido.

Continua após a publicidade

Distância do Sol: Até 1 000 vezes mais longe que a Terra.

A órbita de Sedna dura 12 mil anos. E o astro só fica perto o bastante para ser visto da Terra por 200 anos. Só tínhamos uma chance em 60 de encontrá-lo. Alguns astrônomos, então, supõem que haja pelo menos 60 corpos assim nos confins dos Sistema. E que alguns podem ser tão grandes quanto o nosso planeta.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.